© Shutterstock
Notícias ao Minuto 14/10/21
Desvendamos cinco mitos sobre a visão que já existem há gerações.
"Come cenoura. Faz-te bem." Todos os dias lemos e ouvimos mitos que correm de boca em boca e que invadem o imaginário coletivo. E este é apenas mais um.
No Dia Mundial da Visão, prepare-se para dizer adeus, de vez, a uma mão cheia de crenças infundadas.
As cenouras fazem bem aos olhos
Cresceu a ouvir os avós e pais a soltar a frase "come cenouras para os olhos ficarem bonitos". Mas será assim tão verdade? Muito provavelmente, foi para convencê-lo a comer mais vegetais. Na realidade, uma alimentação equilibrada é essencial ao normal funcionamento ocular, mas o consumo excessivo de cenouras não irá melhorar a visão, nem tampouco fazer com que os nossos olhos fiquem mais bonitos. Ainda assim, as cenouras são ricas em beta-caroteno, um precursor da vitamina A essencial.
Ver televisão muito ao perto afeta a visão
A ideia recorrente de que estar muito perto dos televisores prejudica os olhos não corresponde à realidade. Na verdade, não há nenhuma evidência científica que prove esta frase. No entanto, é verdade que estar muito perto televisão ou até mesmo do ecrã do computador pode provocar cansaço na vista e dores de cabeça.
Óculos escuros só no verão
Esqueça tudo o que leu sobre isto. É falso. Os raios UV estão presentes em todas as estações, pelo que os óculos de sol são recomendados em qualquer altura do ano.
Passar uma aliança no olho faz desaparecer um terçolho
Algumas pessoas recomendam aquecer uma aliança ou uma moeda e aplicar sobre o terçolho, mas a mezinha não é de todo aconselhada pelos médicos, uma vez que pode queimar a pele. Os especialistas recomendam a aplicação de compressas embebidas em água morna, duas a quatro vezes por dia, durante 10 minutos de cada vez.
Ler no escuro prejudica a visão
Até hoje, nenhum estudo conseguiu provar que exista ligação entre ler no escuro e o agravamento da visão. A leitura em ambientes com pouca luz não compromete a saúde dos nossos olhos, apenas causa desconforto.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.