segunda-feira, 11 de outubro de 2021

Governo faz levantamento da situação dos estabelecimentos turísticos


Já deram início as operações de avaliação da situação dos estabelecimentos turisticos do interior do país no âmbito do Plano Estratégico pós pandemia Covid-19.

O Governo pretende conhecer a real situação do funcionamento dos hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos turisticos do país, que futuramente poderão beneficiar de apoios necessários para o relacionamento do setor turístico, afetado de forma significativa pela pandemia de Covid-19.

A frente de uma forte delegação, o Director-Geral do Turismo esteve na zona norte do país, onde avistou-se com os Operadores Turísticos das Regiãos de Cacheu em Canchungo e de Oio em Mansoa para, entre outras, avaliar o funcionamento dos estabelecimentos turisticos e os danos causados pela pandemia.

A visita eleogia pelos Operadores Turísticos, devido a pertinência da iniciativa do Ministério do Turismo e Artesanato, serviu também para enumerar várias dificuldades com que se deparam.

O Director-Geral, Umaro Baldé, para além ter apresentado as perspetivas do Ministério face a situação, aproveitou para alertar sobre a questão dos Alvarás.

O recente levantamento sobre a situação dos estabelecimentos turisticos em Bissau aponta que mais 50% dos estabelecimentos não têm Alvarás e quase 100% não conseguem cumprir com as suas obrigações.

Um situação preocupante, que segundo o Director-Geral do Turismo, em jeito de sensibilização, deve ser superada através regularização da situação, para poder usufrir no futuro de qualquer verba por parte do governo.

Já na próxima semana, a deslocação vai estar em Biombo na quinta ferira( 14) e para a regiao de Quinara, a visita está programada para sábado (16) e Tombali no domingo (17).

A missão do Ministério do Turismo e Artesanato já esteve em Bafatá e Gabu.

Integram a equipa, o Coordenador das Delegacias Regionais, Seco Camara e a Chefe de Repartição de Licenciamento, Zinaida Costa.

AC

RTB

1 comentário: