Radiosolmansi.net
O Paludismo e anemia são os casos mais frequentes que se regista no centro de saúde de Candjufa, sector de Pirada, região de Gabu e que funciona com 5 técnicos, três enfermeiros e duas parteiras.
A Informação foi avançada pela parteira, Nebi Sidibe, que se encontrava em serviço no centro, aquando da visita do deputado Botche Candé.
“ Neste centro, o paludismo e anemia são as doenças mais frequentes por falta de alimentação e também ignoram o uso do mosquiteiro”, explicou a parteira
Segundo a parteira, diariamente se regista três ou mais parto e o centro tem apenas duas marquesa e duas camas pós parto, o que para ela, não são suficiente para dar a resposta a exigência tendo em conta a densidade populacional da zona da cobertura do centro que se estima em mais de 50 secções.
Situação de ambulância para evacuação do paciente para hospital regional para o atendimento especializada continua a ser um obstáculo em vários centros de saúde do país.
E Candjufa não fugiu a regra que possui uma ambulância mas parada com o problema mecânica.
Na semana passada, o Alto Comissariado para a Covid-19 em colaboração com o Governo e os parceiros internacionais lançaram, em Bissau, a rede de integrada de ambulância, que vai permitir transporte de doentes com o novo coronavírus, mas também de pacientes com outras emergências medicas.
A rede é constituída por um total de 15 ambulâncias, sete financiado pelo Banco Mundial, duas pela União Europeia e seis adquiridos pelas autoridades nacionais através de um empréstimo ao Banco Islâmico de Desenvolvimento.
Por: Braima Sigá
Sem comentários:
Enviar um comentário