sexta-feira, 19 de março de 2021

IBAP - Intercâmbio de proximidade com os media de forma a promover a interação com os Profissionais de Comunicação Social.

By: Albano Barai

Com objetivo de promover conhecimentos sobre a filosofia de conservação da biodiversidade na Guiné-Bissau e sensibilização em massa para as causas ambientais, o Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) realizou entre 22 a 26 de Fevereiro de 2021, no Arquipélago dos Bijagós (Parque Nacional de Orango), o intercâmbio de proximidade com os media de forma a promover a interação com os Profissionais de Comunicação Social.


Durante a nossa estadia nas Ilhas, visitamos: a Casa do Ambiente e Cultura de Bubaque; a Rádio Djan-djan; o acampamento de IBAP em Imbone; a lagoa próxima ao acampamento de Imbone; colónia de aves em Acapa Imbone; Lagoa de Canicussa; tabanca An-or; tabanca Eticoga, Sede do  Parque Nacional de Orango;  a Rádio Okinka Pampa e a tumba da Rainha Okinka Pampa.

Foram feitas varias apresentações em sentido de formação, seguidos de debates por forma a passar informações e ao mesmo tempo sensibilizar sobre a necessidade de melhoria na cobertura da problemática ambiental.

De lembrar que o IBAP desenvolve atividades em 11 áreas de conservação designadas: Parques Naturais, Nacionais, Corredores de fauna, incluindo a Reserva da Biosfera "Arquipélago dos Bijagós" classificada pela UNESCO em 1996, o que no total cobre 26,3% do território nacional. É importante ressaltar que considerando o campo de atuação do IBAP que é a conservação da Biodiversidade e a gestão das Áreas Protegidas, intervém também em todos os domínios que incluem as reservas naturais ou constituídas, os parques e florestas classificadas.

Foi uma experiência enriquecedora, pois vai me permitir ampliar os horizontes e tornar a minha vida mais rica em referências. Não tenho medo das mudanças que este intercâmbio pode provocar em mim pois, sozinho não poderei salvar a nossa Biodiversidade, entretanto pequenos passos podem fazer diferença e consequentemente fazer desse País um lugar melhor para gerações futuras.

Ao IBAP, os meus agradecimentos.

Ibapgb Ibap, IBAP - Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas Udimila Kadija Queta, Yannick Vieira, Claudia Cristina Tavares Moreira, Aissa R. Barros, Sumba Nansil, Amadú Tidjane Sal.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.