24 de fevereiro de 2021

Greve Função Pública - UNTG anuncia nova paralisação entre os dias 1 à 30 de Março

Bissau, 24 Fev 21 (ANG) – A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné(UNTG) considerou hoje de positivo a quarta vaga de greve que termina no próximo dia 28 do corrente mês ,tendo anunciado a entrega de um novo pré-aviso de greve para os dias 1 à 30 de Março do ano em curso.

Falando aos jornalistas numa conferência de imprensa, o Secretário-geral da maior central sindical do país disse que o Orçamento Geral do Estado para o ano 2021 foi aprovado pelos deputados e promulgado pelo Presidente da República sem tomar em conta os aspectos sociais e o custo dos impostos criados e que já estão a ter efeitos na vida e nos bolsos dos cidadãos principalmente na  compra da eletricidade e nos despachos alfandegários.

“E como os políticos não acataram os nossos conselhos o objectivo da UNTG agora é claro, ou seja, independentemente das nossas exigências legais e imperativos queremos ver a nova grelha salarial na Função Pública, que passa por um aumento de salário aos funcionários, ainda este ano, e se isso não acontecer as paralizações não vão parar”, afirmou Mendonça.

Para  este responsável sindical afinal há dinheiro, “porque os políticos estão a dividir o dinheiro entre eles, e os trabalhadores também precisam”.

Sustenta que  “como  aumentaram os impostos com a criação das taxas que vão sair no suor dos funcionários, então que o salario seja aumentado para que o funcionários possam dar uma vida melhor as suas famílias”.

 “Se calhar, o único país no mundo que aumentou impostos no tempo da pandemia da Covid-19 é a Guiné-Bissau”, admitiu.

Para Mendonça, os que duvidavam que o salário mínimo no país pode ser de 100 mil francos Cfa ,já estão a pensar diferente, ou seja, um Estado que tiver coragem de tirar 03 mil milhões de bilhões de francos Cfa 2para comprar um terreno onde moram os lagartos”, este mesmo Estado pode pagar salário no mínimo 100 mil fcfa.

Júlio Mendonça negou que a Guiné-Bissau é um país atípico, salientando que os políticos é que o são, por isso convida ao povo a ganhar a consciência de que todas as mudanças dependem do povo, a semelhança do que aconteceu para se acabar com o jugo colonial.

Após o termino da quarta vaga de paralizações que iniciou em Janeiro de 2021 a UNTG entregou um novo pré-aviso de greve para mais 30 dias na Função pública.

ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário