terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Inauguração de Liceu! - Comandante Supremo das forças Armadas Guineense, General do Exército Umaro Sissoco Embaló, Inaugura hoje, dia 29 de Dezembro de 2020, Liceu Biague Na N'tan, construído pelo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas, General Biague Nan N’Tan;











O presidente Guineense Umaro Sissoco Embalo e o Ministro do Interior sr. Botche Cande marcaram presença esta manhã numa cerimônia oficial de inauguraçã de um liceu denominado por liceu general Biague Nantam. Zona leste concretamente finete.






Por Umaro S. Embaló/Presidente de Concórdia Nacional Junior Gagigo

Leia Também

BIAGUÊ NA NTAN: Chefe das Forças Armadas guineenses constrói liceu na sua aldeia natal

Por LUSA 29/12/20  

O chefe das Forças Armadas da Guiné-Bissau, Biague Na Ntan, construiu um liceu na sua aldeia natal, em Finete, a cerca de 100 quilómetros de Bissau, hoje inaugurado pelo Presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo.

O general Biague Na Ntan decidiu construir o liceu - batizado com o seu nome - para mudar a aldeia de Finete que o viu nascer há 75 anos, localidade que não tem infraestruturas sociais como escolas e hospitais.

Augusto Bicoda, chefe de gabinete do general Na Ntan, leu o discurso de inauguração para explicar as motivações para a construção do liceu que, disse, vai fazer com que jovens de Finete e de aldeias vizinhas deixem de "andar grandes distancias à procura da escola".

"Decidi, em 2018, que não vou descansar enquanto a minha terra natal não contar com infraestruturas como escolas e hospitais", referiu Augusto Bicoda, lendo o discurso em nome de Biague Na Ntan.

O liceu foi construído graças aos apoios do ex-presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, convidado para a inauguração, mas que foi representado pelo filho, e por empresários guineenses e estrangeiros a operar no país.

Biague Na Ntan anunciou, através do seu porta-voz, que já tem na manga um projeto para construção de um centro de saúde em Finete.

O presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo, que presidiu à cerimonia de inauguração do liceu, disse que testemunhou hoje "um ato impar" e que Biague Na Ntan deve ser considerado "um filho digno" da Guiné-Bissau.

"Tenho a certeza que o general Biague não fez esta escola para os seus filhos, mas para as crianças de Finete e arredores", afirmou Sissoco Embalo, acrescentando ter sido "picado" com o gesto para também construir uma escola na aldeia de Kankelifa, onde frequentou os primeiros anos de escolaridade.

Assistiram à inauguração do liceu Biague Na Ntan vários membros do Governo, deputados, empresários e os embaixadores de Portugal, Cuba, China, Marrocos e Rússia, bem como toda a cúpula militar guineense.

Sem comentários:

Enviar um comentário