O estado avançado de degradação da estrada, em terra batida, que liga Gabú ao setor de Boé, leste do país, interrompeu, ao meio do percurso, a dois quilómetros de Tchetche, proximidades de Boé, a deslocação da missão da ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria da Conceição Évora, a Boé.
As duas viaturas, que vinham de Tchetche, estavam carregadas de mercadorias, mas por “carga de água” avariaram no meio da estrada na vila de Farina, impedindo, completamente, a passagem de outras viaturas, tanto das que iam a Tchetche como as que vinham de lá para Gabu. O troço está praticamente inundado de águas pluviais e tem estado a criar enormes transtornos à população daquela zona, que viu ultimamente o volume de circulação reduzido a 25 por cento, dando lugar às motorizadas.
Interpelado pela imprensa em Farina, localidade que encurtou o percurso que a levaria até à vila de Tchetche, a ministra da mulher lamentou o fato. Contudo, disse que tinha a noção da degradação do troço, mas não esperava que a situação fosse aquela que encontrou no terreno, com duas viaturas longas, uma da marca Pegaso e a outra Renault, a encurtarem a sua missão humanitária.
Um dos motoristas das viaturas que se enrolou,relatou as dificuldades que teve de enfrentar ao longo do percurso, de Tchetche à vila de Farina, local onde a viagem foi abortada.
“As dificuldades são enormes. Estamos há seis dias neste troço com mercadorias. A estrada está inundada completamente e bastante degrada. Circulamos nesta estrada sob vários riscos”, disse Mamadu Iaia Baldé, totalmente abatido e exausto que nem quem enfrentou um leão.
Como alternativa, a viatura que transportava zincos, arroz, máscaras faciais e detergentes teve que fazer escala obrigatória na comunidade de Candjadude, a cerca de treze quilómetros de Boé, para simbolizar o ato da entrega da ajuda humanitária.
O régulo de Gabú, Abdurame Djaló, disse esperar que o apoio possa aliviar os efeitos derivados das inundações e de tempestade em Boé.
Por: Filomeno Sambú
Foto: F.S
Sem comentários:
Enviar um comentário