sábado, 19 de setembro de 2020

GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU - SECRETÁRIA DE ESTADO DO TURISMO E ARTESANATO DA GUINÉ-BISSAU

O Secretario de Estado da Comunicação Social pede a utilização racional do bambu no dia em que se assinala o dia Mundial do bambu, 18 de Setembro.

“ Seria todo recomendável aos nossos profissionais, artesoes de diferentes ramos desde carpinteiros, pintores, escultores, camponeses tradicionais, arquitectos etc., que começassem a utilizar o bambo de uma forma racional e responsável com a finalidade de dar impulso a sua padronização a nível local para consequentemente contribuir no desenvolvimento sustentável do país” 

CONCO TURE falava em representação de NHIMA SISSÉ, titular da pasta do Turismo e Artesanato ausente do país, durante as comemorações da data, subordinada ao lema: “UTILIDADE DO BAMBU NAS ACTIVIDADES ARTESANAIS”.

A data foi instituída a 18 de Setembro de 2009 na TAILANDIA e o BAMBU constitui um dos recursos vitais para a humanidade.

Nesse sentido, CONCO TURE, destacou o engajamento do governo para a adopção do estatuto da câmara nacional de Artes e Ofícios nos regulamentos das artesoes.

Por seu turno o Director-Geral do Artesanato, MOURICIO MENDES, para além de realçar a importância do bambu para o desenvolvimento do país pediu a reabilitação “urgente” da fábrica do bambu sita em BILÓLA.

Há milênios, o bambu é conhecido e utilizado no Oriente para as mais diversas funções: alimento, estruturas de casas, paredes, telhas, portas e janelas, mobiliário, utensílios de cozinha, objetos de decoração, cercas, pontes, irrigação, drenos, embarcações, contenção de encostas, entre outras.





 Governação na Guiné-Bissau

Leia Também: 

Dia Mundial do Bambu: Celebra-se no País o dia mundial de Bambu sob o lema " utilidade do bambu nas actividades artesanais"

TGB Televisão da Guiné-Bissau 



Sem comentários:

Enviar um comentário