sábado, 19 de setembro de 2020

“QUALIDADE DA ENERGIA ELÉTRICA É A MAIOR PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO” – JORGE MALÚ

18/09/2020 / Jornal Odemocrata

O ministro dos Recursos Naturais e Energia, Jorge Malú, afirmou esta sexta-feira, 18 de setembro de 2020, que uma das maiores preocupações do governo neste momento é a qualidade da energia distribuída à população, devido aos problemas relacionados com quedas de potencia da energia e recorrentes avarias que o país tem vivido nos últimos tempos.

Jorge Malú fez essa observação na lançamento dostrabalhos de colocação de novos postes de distribuição de eletricidade em “betão”, para permitir o transporte da energia elétrica com mais e maior qualidade, no âmbito do projeto de reabilitação, alargamento e melhoria da rede elétrica, em Bissau. O projeto foi financiado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em quinze biliões e seiscentos e trinta milhões (15.630.000.000) de francos CFA, para a implementação do do Sistema de Distribuição de Energia da Cidade de Bissau (PDSDE), que deverá durar três anos e visa melhorar a qualidade do serviço da energia e está a ser executado pela empresa chinesa TBEA, que ganhou o concurso público lançado pelo BAD.

Na sua declaração, o ministro dos Recursos Naturais e Energia assegurou que dentro de quatro meses a situação da distribuição da energia de qualidade aos clientes poderá ser ultrapassada, o que poderá igualmente resolver os transtornos que a população enfrenta, quanto à fornecimento da luz elétrica de qualidade, sobretudo na época das chuvas, que tem tido como resultado a má condução da eletricidade às residências dos citadinos de Bissau.

Jorge Malú, que esteve em Djolo, em Antula Pabedjar (espaço onde estão armazenados os postes de transformação) e no Alto Bandim, no âmbito do lançamento do projeto, informou que parte dosmatérias veio de Angola, mas outra,  considerável,virá da República Popular da China e dentro de aproximadamente quatro meses, isto é, até janeiro de 2021, todo o material estará no país. O ministro dos Recursos Naturais anunciou que o governo perspetiva lançar, entre outros, um projeto de energia para 14 localidades, que abrange muitos setores administrativos, através de OMVG.  

Por sua vez, Franc Liu, representante da empresa executora dos trabalhos, sublinhou que a presença de Jorge Malú, no terreno, representa um sinal de encorajamento, para que a BTEA possa cumprir de forma rigorosa o que está no contrato, respeitando as normas técnicas exigidas para que o trabalho tenha a durabilidade necessária.  

A construção terá uma área de cerca de 5 quilómetros da rede de 30KV (circuito duplo) para ligação da subestação de 225/30 KV, a construir em Bissau, no âmbito do projeto de Organização para a Valorização do Rio Gambia de Antula, arredores de Bissau e a construção e extensão de aproximadamente de 35 quilómetros da rede de distribuição de 10 KV, aérea e subterrânea. 

O projeto prevê ainda a construção de 09 estações transformadoras de cabine de 360KVA, o fornecimento de duas estações transformadoras móveis, integro (íntegras), pré-fabricadas, o fornecimento e a instalação de células pré-fabricadas em determinadas estações existentes, o fornecimento e a instalação de 21 estações transformadoras do tipo 160 KVA H61 e a construção de cerca de 190 de rede de baixa tensão.

Por: Filomeno Sambú

Sem comentários:

Enviar um comentário