sexta-feira, 3 de julho de 2020

ÚLTIMA HORA: O REPRESENTANTE PERMANENTE DA GUINÉ- BISSAU NAS NACÕES UNIDAS DR. DELFIM FERNANDO DA SILVA ESCLARECE.

F. Delfim da Silva
Nova York , 01 de Julho 2020
Apontamento

Conselho de Segurança (à porta fechada) de 1 de julho de 2020

Tal como oportunamente anunciei no "apontamento" de 4 de junho passado (cito):

"Por iniciativa do Niger - Estado-membro Não Permanente do Conselho de Segurança (CS) e Estado que preside pro tempore a Conferěncia dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO - o CS, prepara-se, à porta fechada, para adotar um comunicado ă imprensa sobre a situação política na Guiné-Bissau. Que servirá - como é costume - para o CS endossar (reitetar) a posiçào assumida pela Cimeira da CEDEAO, de 22 de abril. (Vai, a seguir, o draft que está em apreciaçào...",

, nessa conformidade, o Conselho de Segurança - de 1 de julho e à porta fechada - adotou essa esperada declaraçào que, tal como se previa, reitera a posiçào já assumida pela CEDEAO na sua Cimeira de 22 de abril que, designadamente, (cito) "reconhece Umaro Sissocó Embaló como vencedor das eleições presidenciais".

Como se percebe, a Declaraçào agora adotada (que foi submetida ao Conselho de Segurança no início do mês de junho) não podia ainda refletir o recente desenvolvimento político registado no nosso país, nomeadamente, a reuniào do plenário da ANP (no dia 29 de junho) que decidiu inscrever, na sua agenda, a discussão e a aprovaçào do Programa de Governo pelo Eng. Nuno Gomes Nabiam. pretensào que, uma maioria clara dos Deputados, cumpriu plenamente.

F. Delfim da Silva

Joaquim Batista Correia

Sem comentários:

Enviar um comentário