Por Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau ???
Caros irmãs e irmãos guineenses,
Qualquer Estado Moderno repousa numa Justiça e Administração classicas, visando adequar o funcionamento das instituições aos novos paradigmas do Desenvolvimento.
Foi inspirado neste modelo que o nosso Governo encetou um conjunto de reformas, visando a requalificação da Administração Pública da Guiné-Bissau, com quadros competentes e capazes de dinamizar o aparelho estatal e o sector formal no geral.
Nesta perspectiva, o nosso Governo, no âmbito das competências que lhes são conferidas por Lei, adoptou em Conselho de Ministros, medidas para a observância restrita do Decreto-lei sobre o Estatuto do Pessoal Dirigente, estabelecendo como critério mínimo a Licenciatura ou nível equiparado.
Esta mudança, decorrente da deliberação do colégio governamental, estava a registar progressos na dignificação e qualificação dos cargos públicos, com respaldo, fundamentalmente, no perfil dos Directores-gerais.
De resto, as últimas nomeações do nosso Governo aos cargos de DG foram efetivadas na observância dos critérios ora mencionados.
Concomitantemente, os mesmos critérios eram aplicáveis aos Administradores das Empresas Públicas e PCAs.
Lamentavelmente, em menos de 1 mês da vigência do Golpe de Estado, os esforços de requalificação da Administração Pública guineense que estavam a ser bem sucedidos, vem sendo defraudados com nomeações do pessoal sem competência requerida para lugares chaves, que constituem a espinha dorsal do Aparelho Estatal. Isto, com agravante de estarem a ser suspensos ou exonerados ilegalmente os quadros que tinham sido nomeados na base de Concurso Público.
O Governo da Guiné-Bissau condena esta postura dos golpistas, que consubstancia o clientelismo e nepotismo, próprios de quem assalta o poder, sem dispor de alternativa e visão estratégica para desenvolver o país.
Outrossim, o Governo da Guiné-Bissau alerta para as graves consequências que poderão advir dessa vaga de mudanças sem critérios objetivos, adiando a concretização do Projeto
de melhoria da grelha salarial que se impõe na Administração Pública.
Bissau, 25 de Março de 2020
Aristides Gomes
Primeiro-Ministro
Muito obrigado primeiro ministro dentro da garrafa! Os ratos contam contam você ilustre! Vou te enviar um copo de vinho de caju! Kkkkkk
ResponderEliminarMentiroso,desde quando é que fizeram concurso para os lugares onde nomearam os delinquentes do Lesmes Monteiro, Sana Cante,Dautarin da Costa,o rasta Espencer Embalo, o teu sobrinho e muitos outros?
ResponderEliminarTudo kil bo arruaceiro ku bo numea não só na governo suma na tudo kaus é na botado tudo na rua lá ki se lugar
O senhor Aristides Gomes, em 2005 foi você que apoiou então presidente João B. Vieira na efetivação de GOLPE, derrubando o governo legal e constitucional liderado por Carlos Gomes Júnior.
ResponderEliminarSenhor Aristides Gomes ex-primeiro onde está o seu gabinete? Ou está dentro de caixinha de droga? Porque o único primeiro ministro que pôs droga no tesouro público é você. Hoje com cara sem vergonha está a chamar outros de traficantes.
I so Guine Bissau , mas si na utru pais sr. Ja tinha calantadu. Ku tene keku faxi na kil terra nunca u paga salario u muito menos construi um infrastructuras, bô misti odja nunde k Guine na afunda mas kila kana kana sedu nunca. Ês historia tudo abos ku kusinhal bô pirdi eleiçoes linpu pus, mas suma bo tene corjas na STJ, bô leba proceso la pa kunfundi kil menos atentu i pa cria crise politica suma kubo ndjata badja tudo bo na Dimiti si bo pirdi i kila kubo ka misti faci então USE facil pontu...
ResponderEliminarQue pena deste povo
ResponderEliminarTudo o que Deus faz sabe o porquê, porque deu-lhe a boca tão grande por isso não consegue cala-lá.Ele deveria ser preso porque continua a faltar com respeito o povo Guineenses
ResponderEliminarNinguim ka na pirdi tempo na bu palhacadas anos ke ki na kudanu e momento i covid-19
ResponderEliminarBu na fala di nomeacoes di dgs sim concurso publico. bu diskissi kuma bu dgs nomeados nam atraves di comunicados di governo
ResponderEliminar