quarta-feira, 25 de março de 2020
Guiné-Bissau - Governo confirma dois casos de coronavírus COVID-19 na Guiné-Bissau. O Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabian à saída de audiência com o Presidente Umaro Sissoco Embalo, anunciou que um indiano e um funcionário da ONU já se encontram em quarentena. Nabian pede calma a população e, destaca a delicadeza da situação.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Olhe, a Senhora/o Senhor autora (ou autor) desta notícia, oiça bem. Nem este So Nuno Nabiam é PM, nem o seu par Nho-Maralens é PR.
ResponderEliminarOs dois são ao par, uns Impostores, Golpistas e Usurpadores do Poder na Guiné-Bissau. Sem atitude e comportamento cívicos credíveis permitindo monitorizar esta situação de crise sanitária séria sem precedentes na história moderna da humanidade. Por isso, devem ser destituídos destes postos assaltados sem legitimidade nenhuma.
Obrigado.
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
E quem pode falar disso? Perceba que nada pode mudar esta governação. Portanto fique tranquilo que podes insultar, mas o povo ja decidiu e o qué preocupa o mundo neste é PROTEGER os cidadaos e rezar para os que estão a sofrer.
EliminarÉ a voz do gestor do blog "FALADEPAPAGAIO" em pessoa que reage a este meu presente “post”; que "honra". Obrigado.
EliminarMas senão, é dizer-lhe o favor de ser ou de tentar ser franco. Pois porem, indique-me neste meu "post", um único termo INSULTUOSO aí utilizado. Indique! A não ser que os termos, “Fanfarrão”, "Impostor" Golpista" ou "Usurpador do Poder" seja isso para o Senhor. Lamentaria, mas são factos que eu saberei provar até à frente dos nossos tribunais.
Dito isso, de outro lado, o Senhor afirma "QUE NADA PODE MUDAR ESTA GOVERNAÇÃO". OK, é sua opinião. Não sei baseada em que, mas é sua opinião. A registo como tal.
Ora, enquanto a mim, do meu lado, não sou profeta para fazer afirmações do género. Sou um pesquisador em sociologia política.
E daí, é a comunicar-lhe o seguinte, das minhas observações dos 8 casos de tomada ou exercício ilegal do poder por uns “muito poderosos”, registados nos últimos 22 anos (Junho 1998-Março 2020), neste nosso país que é a República da Guiné-Bissau, a saber:
JOÃO BERNARDO VIEIRA (Nino; 2005 - 2009) – Afastado manu militari e mais tarde, Assassinado
ANSUMANE MANÉ (Brik-Brak; 1999-2000) - Assassinado
VERÍSSIMO CORREIA SEABRA (2003-2004) - Assassinado
TAGMIN NA WAIÉ (2004-2009) - Assassinado
KUMBA YALÁ (2000-2003) – Afastado manu militari (falecido)
ZÉ ZAMORA INDUTA (2009-2010) – Afastado manu militari (de vida)
CARLOS GOMES JR. (CADOGO Jr.; 2008-2012) – Afastado manu militari (de vida)
JOSÉ MÁRIO VAZ (JOMAV; 2014-2019) – Afastado pelo soberano, pela não-reeleição (de vida)
Umaro El Moktar Sissoco Embalo (Nho-Maralens) – Iniciante, tudo estando aberto.
A NOTAR BEM: Tempo médio de governação por Figura: ca. de 2 anos, 8 meses e 19 dias.
OBS.: Esses dados são os nossos mais recentes fatos da história contemporânea da governação do nosso país. Segundo a sua lição, essa presente governação terá uma duração de entre 3 meses a 3 anos. E, poderá terminar muito muito mal para o seu Líder principal e/ou a alguns dos seus Líderes principais.
Boa leitura e reflexão.
Obrigado.
Pela honestidade intelectual, infalível...
Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
Que reine o bom senso.
Amizade.
A. Keita
Sr.A.Keita, não sei se o senhor vive ou não na Guiné-Bissau mais, mesmo vivendo na diáspora certamente que tens famílias,amigos e conhecidos vivendo na Guiné-Bissau por isso devias esquecer um pouco o seu ódio ou sei lá o que sentes contra a presidência do SISSOCO e se preocupar em ajudar a passar mensagens de sensibilização contra este flagelo, te digo desde já que o seu ou vosso desejo cego de ver pessoas a morrerem para poderem atribuir ao presidente poderá ser a vossa decepção, o vírus não conhece os golpistas, os furtaduris di dinhero de estado,os apoiantes cegos, os paigcistas, os mademistas, os Domiguistas portanto, é altura de todos os guineenses de dentro ou de fora unirem-se contra este mal.
EliminarSeja pelo menos uma vez útil ao seu país e ao seu povo.
Parece que o A.Keita não consegui comentar nada sem pensar no resultado final das eleições? O povo guineense escolheu o seu presente, qual é problema? Devem preocupar com a frustração do DSP antes que seja tarde. Se não um verão o vídeo onde ele começa a fazer espectáculo nas ruas de Portugal. Alguém que ficou maluco só porque o povo não tem confiança nele por causa dos roubo confederado melhor roubo do século é que deve governar a nação? O vosso desejo é só para o país sofrer com este flagelo. E não sei se os que votaram no DSP vão escapar e, como ele é o vosso deus zinho vai livrar vos desta pandemia. Deus abençoe a Guiné e nos livrai de todo mal!
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
EliminarO povo bissau-guineense não foi votar na anarquia. E nem disse em momento algum que, após ter cumprido muito civicamente seu ato de votação, todo o resto do respeito das Leis e regras procedimentais ligadas a esse processo e, as possiveis decisões dos Tribunais podendo vir serem tomadas acerca, deviam ou poderiam ou poderão ser ignorados por quem quer que seja. Alegar o contrário é a demagogia e o oportunismo políticos das piores espécies, caro Ilustre conterrâneo Unknown. Obrigado.
Eliminar