sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

O Presidente da República eleito da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, parte esta sexta-feira dia 7/2/2020 para Adis Beba onde participa a convite da União Africana na cimeira dos chefes de estado e do governo do continente

O novo chefe de estado fará uma breve declaração a imprensa pelas 22h no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira antes de seguir para a Etiópia.


Fonte: Mutaro Uldada Cisse

1 comentário:

  1. Estão a agir esta vez, contra a realização de gestos fortes visando demonstrar a todos, na Guiné-Bissau, de que, UM ESTADO DE DIREITO E DO REGIME DA DEMOCRACIA PARLAMENTAR REPRESENTATIVA SÓ SE CONSTRUI NA BASE DO RESPEITO IRRESTRITO DO PRINCIPIO DO IMPÉRIO DAS LEIS em cada caso. Nada justifica ir contra este princípio neste preciso momento na e em relação à Guiné-Bissau.

    Mas é como esses nossos parceiros eles mesmos nos têm sempre dito: "É A GUINÉ-BISSAU QUE TEM DE RESOLVER OS SEUS PROBLEMAS" (MASSAXI GUEY, chefe de uma delegação da UA à Bissau, 21.03.2016, in.: https://www.dw.com/pt-002/uni%C3%A3o-africana-promete-tomar-conta-da-mat%C3%A9ria-na-guin% C3%A9-bissau/a-19132045, acessado, 22.03.2016). Isso sobretudo, quando quem devia vir apoiar na resolução de um problema se meta ao “lado da placa” enquanto o parceiro.

    Por isso o autor deste “post” manda a esta gente, este seguinte recado: se pode convidar o So Sissoco aqui, ali, acolá etc. para tentar legitimar algo. Mas a sua legitimação política e legalização jurídica definitivas e efetivas em como Presidente da República da Guiné-Bissau, eleito, só o nosso STJ o pode fazer. O resto será sempre zero. Pois esse poder, nesta atual situação concreta, recai só e só, sobre os ombros desta nossa instituição judicial suprema. A razão pela qual se deve é abster-se destes gestos prematuros e contraproducentes de receções, convites aqui e convites acolá. Aliás, sabe-se. Como diz este seguinte ditado do nosso bom kriol: “Arrus, na dentro di kalaron ki ta kussinhadu” (o arroz, é dentro da caçarola que é cozido).

    Obrigado.
    Pela honestidade intelectual, infalível...
    Por uma Guiné-Bissau de Homem Novo (Mulheres e Homens), íntegro, idôneo e, pensador com a sua própria cabeça. Incorruptível!
    Que reine o bom senso.
    Amizade.
    A. Keita

    ResponderEliminar