terça-feira, 30 de julho de 2019

Rosine Sori-Coulibaly é a nova representante do secretário-geral da ONU para a Guiné-Bissau

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou hoje a nomeação de Rosine Sori-Coulibaly do Burkina Faso como sua nova Representante Especial para a Guiné-Bissau e Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Construção da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).


Ela sucede José Viegas Filho do Brasil, que completou a sua missão no dia 18 de Maio de 2019. O Secretário-Geral agradece a liderança do Sr. Viegas Filho na UNIOGBIS durante o seu mandato.

Tendo servido recentemente como Ministra da Economia, Finanças e Desenvolvimento no seu país de origem (2016-2019), Sori-Coulibaly traz para esta posição mais de 35 anos de experiência internacional e nacional no campo do desenvolvimento sustentável e humanitário, transição política, redução da pobreza, reformas fiscais e orçamentais, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.

Ela serviu mais de 20 anos nas Nações Unidas em várias funções a nível sénior, nomeadamente como Representante Especial Adjunta do Secretário-Geral no Burundi, Coordenadora Residente, Coordenadora Humanitária e Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2011). Foi Coordenadora Residente e Representante Residente do PNUD no Togo (2006-2011) e no Benim (2014-2016).

Antes de se juntar ao PNUD, a Sra. Sori-Coulibaly ocupou cargos de conselheira no seu país de origem, incluindo no Ministério do Desenvolvimento Económico e Planeamento (1982-1990). Ela foi um membro ativo em organizações da sociedade civil, em particular aquelas que lutam pelos direitos humanos e pelo empoderamento das mulheres.

É mestre em economia do desenvolvimento pela Universidade Cheikh Anta Diouf do Senegal e pós-graduada em planeamento e macroeconomia pelo Instituto Africano de Desenvolvimento e Planeamento Econmico das Nações Unidas.

Fonte: ONU

Braima Darame

Sem comentários:

Enviar um comentário