sexta-feira, 20 de novembro de 2020

21 DE NOVEMBRO, DIA MUNDIAL DAS PESCAS

Por  Ministério das Pescas GB

A Guiné-Bissau tem uma das maiores plataformas continentais da região, com cerca de 45. 000 km2 de água pouca profunda alimentada por numerosos fluxos de nutrientes dos rios e correntes ascendentes. Estás condições naturais ajudam a criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de importantes e valiosos recursos pesqueiros marinhos nas águas da sub- jurisdição.

O sector pesqueiro desempenha um papel importante no desenvolvimento socioeconómico do país, contribuído com serca de 4% de BIB e oferece o emprego direta au indiretamente a mais de 120 000 pessoas.

Para comemoração desta data, o Ministério das Pescas realizará neste sábado, 21 de Novembro de 2020 a comemoração do dia MUNDIAL DE PESCA com a exposição de trabalhos científicos videos sobre o sector das Pescas, com o Lema: PESCA RESPONSÁVEL, BASE DO AUMENTO DA PRODUÇÃO PESQUEIRA E DESENVOLVIMENTO NACIONAL. com o objetivo de dar a conhecer ao público em geral as potencialidades pesqueiras existentes no país, estudos realizados sobre o sector, as políticas e medidas de gestão e conservação dos recursos nas marítimas e territoriais da Guiné-Bissau.

Tendo em conta a necessidade de melhorar a divulgação de informações a fazer conhecer as realizações científicas do Ministério das pescas em particular o Centro de Investigação Pesqueira Aplicada CIPA, no domínio da investigação pesqueira. Sendo assim, presente-se de uma forma específica o seguinte:

* Apresentar os trabalhos de investigação realizadas nas águas da Guiné-Bissau pelo CIPA, assim como a proposta de implementação do período de Repouso Biológico;

* Fazer a exposição de PÔSTER do Centro de Investigação Pesqueira Aplicada;

* Fornecer as informações sobre o modo de funcionamento da fiscalização na ZEE , através de monitoramento do sistema VMS;

* Apresentar uma comunicação sobre contribuição económica do sector das pescas na economia nacional;

* Dar a conhecer os participantes no sector das pescas

Apresentação da proposta de implantação do período de repouso biológico na ZEE da Guiné-Bissau, compilação e analise de toda informação existentes no sector das pescas ( Industriais e Artesanal, CIPA e a FISCAP), nomeadamente as campanhas de avaliação de stock na ZEE e a da pesca científica realizadas nas rias da Guiné-Bissau, constituem base para a comemoração do dia Mundial das Pescas. 

 Estes documentos representam uma etapa chave na realização da comemoração do dia Mundial das Pescas.

A pesquisa documental e analise de informação da pesca industrial e artesanal, existente na Direção da pesca industrial DPI e Direção de pesca artesanal, relatórios das campanhas de avaliação de stocks na ZEE e campanha de pesca científica, relatórios do comité científico e anuários de pesca industrial e artesanal disponível no Centro de Investigação Pesqueira Aplicada CIPA, relatório sobre a pesca INN nas águas da Guiné Bissau servirão de base para a realização de comunicação para o dia Mundial das Pescas.

Sem comentários:

Enviar um comentário