sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Comunicação do Governo de Cabo Verde sobre a abertura da Embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau

Fonte Embaixada Da Guiné Bissau 

Comunicação do Governo de Cabo Verde sobre a abertura da Embaixada de Cabo Verde na Guiné-Bissau 

O Governo de Cabo Verde através de Sua Excelência Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Luís Filipe Tavares fez  esta tarde, dia 19 do mês em curso, uma comunicação ao país sobre a decisão do Executivo em abrir Embaixada na Guiné Bissau.

Na intervenção, o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana explicou que o seu país sempre pensou em ter uma Missão Diplomática em Bissau, mas a Diplomacia exige trâmites a seguir, pelo que agora sim Cabo Verde terá uma Representação, " a Guiné-Bissau é um país irmão e cabo Verde sempre esteve ao seu lado, mas agora queremos elevar o nível da nossa Representação, pelo que a Guiné-Bissau terá brevemente uma Embaixada que irá reforçar as relações entre os dois países", concluiu o Chefe da Diplomacia cabo-verdiana.

Já a Sua Excelência Sr. Embaixador Dr. Mbála Alfredo Fernandes louva a iniciativa " é com uma grande honra e satisfação que estou cá em nome do Estado guineense para assistir este momento ímpar e simbólico que jamais será apagado na nossa história recente da diplomacia e dos estados unidos pelos laços sanguíneos.  A iniciativa em sí, já é um passo gigantesco", considerou o Diplomata.

O Representante do Estado guineense em Cabo Verde fez recordar que as Autoridades do seu país decidiram em momento certo criar a primeira Missão Consular em Cabo Verde em 2011, com o intuito de acudir a primeira vaga de seus filhos que escolheram a terra da Morabeza para viverem e criarem os seus filhos", concluiu.

Para o Chefe do Executivo este o seu Governo de Cabo Verde está  interessado em estreitar as relações Diplomáticas, quer multi 

 como bilaterais com aquele que considera "um país irmão com laços de unidade seculares". Ainda prometeu que se tudo correr como previsto, fará questão de estar em Bissau para a inauguração da Chancelaria cabo-verdiana o mais breve possível.

A cerimónia simbólica contou com Chefe do Governo, Ministros dos Negócios Estrangeiros, Director Nacional da Política Externa, Directora Nacional do Protocolo de Estado, Directora  das comunidades, Assuntos Consulares das e Migrações, Deputado da CEDEAO, Corpo Diplomático, funcionários no Ministérios dos Negócios Estrangeiros, Membros de algumas Associações entre outras personalidades.








Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.