quinta-feira, 3 de setembro de 2020

O Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior já garantiu mais de 600 mil mascaras e 1500 termómetros que serão distribuídos em todas as Escolas Públicas para o ano letivo 2020/2021.

A Informação foi avançada hoje 02 de Setembro 2020 pela Diretora Geral do Ensino Baico e Secundário Drª Alanam Pereira, na reunião semanal do conselho Diretivo do MENES.

De acordo com a responsável as mascaras e Termómetros serão financiadas pelo fundo das Nações Unidas para Infância no quadro dos apoios solicitados pela actual liderança da Educação para fazer funcionar as aulas com segurança e sem contaminações com o novo coronavírus. 

Para além de Mascaras esta ainda previsto a compra de detergentes Sabão  e Lixivia que também serão distribuídos para todas as Escolas públicas da Guiné Bissau.

No mesmo quadro e na preocupação de garantir a segurança dos alunos, professores e de mais intervenientes no sector Educativo o ministro da Educação Nacional e Ensino Superior que presidiu a reunião informou aos Membros do Conselho Diretivo sobre os contactos que estão sendo levados acabo a nível do governo para garantir o financiamento do Plano de contingência e alguns projectos da Educação.

O Ministro explicou ainda sobre os contactos com uma empresa que opera no país na montagem de equipamentos de álcool gel nas instituições Públicas e privadas no âmbito de combate a pandemia de covid19.

O responsável pela pasta de Educação, assegurou que esta atentar conseguir apoio do alto comissariado de luta contra Covid 19, para financiar o fornecimento dos referidos equipamentos para serem colocados nas escolas antes do arranque do ano letivo 2020/2021 no dia 14 de setembro com forme o calendário aprovado em conselho do Ministro.

Jibrilo Balde exortou empenho de todos os Membros do conselho Diretivo para que sejam criadas as condições para o arranque das aulas nas escolas públicas da Guine Bissau.

De acordo com as orientações dos serviços competentes as matrículas já estão em curso em todas as escolas públicas do país  

Informações indicam ainda que neste momento esta em curso a impressão das orientações Gerai para o Ano letivo 2020/2021 e plano de contingência do sector que antes do início das aulas serão distribuídos em todas as escolas públicas.

Na reunião desta quarta-feira os Membros do Conselho Diretivo do MENES aprovaram como lema do ano letivo que se avizinha “Estabilizar o Sistema Educativo Perante a Pandemia da COVID-19” 

A Diretora Geral de Alfabetização e Educação não formal Drª Mame Leonilde Lopes, Informou aos Membros do Conselho Diretivo sobre os preparativos da Celebração do dia Mundial de Alfabetização, este ano celebrado sob lema: Papel dos Educadores e a Mudança na pedagogia.

No país de acordo com o programa apresentado pela Mame Lopes, a efeméride será marcado com a realização de palestras sobre Papel de alfabetização e Educação Não formal na mudança de mentalidade da sociedade Guineense e Importância de Alfabetização na família e produtividade face a pandemia da COVID-19.

Bissau 02 de Setembro 2020

Assessor de Imprensa e Porta-voz 

Amadu Uri Djaló

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação


Sem comentários:

Enviar um comentário