sexta-feira, 7 de agosto de 2020

PAULO MENDONÇA: "FFGB VAI A VOTOS SEM A COMISSÃO ELEITORAL"


O candidato à presidência da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Paulo Mendonça, confirmou hoje que os cinco candidatos vão disputar a liderança do organismo já amanhã, 8 agosto juntamente com os associados e clubes filiados no órgão que dirige o futebol nacional.

Em reação as declarações do presidente da Comissão Eleitoral, Lino Lopes, Mendonça confirma que data de 8 de agosto foi retida entre os mandatários dos candidatos e a comissão encarregue para realizar o pleito eleitoral.

Perante este cenário, Mendonça revela que os cinco candidatos vão utilizar todos mecanismos legais para que o ato tenha lugar já amanhã.

De referir que Lino Lopes afirmou ontem que 8 de agosto nunca foi retida para a realização do pleito eleitoral do órgão no encontro que a comissão manteve com os mandatários dos respectivos candidatos.

Em conferência de imprensa na sede da FFGB no alto Bandim em Bissau, Lopes revela que agora cabe ao Comité Executivo cessante do organismo e os clubes marcar uma nova data para realização do Congresso Ordinário do órgão.

Segundo Lopes a direção cessante da FFGB pode marcar uma nova data num Congresso Extraordinário e os clubes podem marcar a data, através de subscrições da maioria dos associados.

Na ocasião, Lopes negou que a comissão que lidera esteja a trabalhar a reboque do lider cessante do organismo que dirige o futebol nacional, Manuel de Nascimento Lopes.

Sobre a possibilidade dos restantes candidatos avançarem para instância judicial, Lopes disse que é muito normal num processo democrático.

De referir que o Comité Executivo cessante da FFGB agendou para o dia 07 de novembro próximo o congresso extraordinário para marcação da data de eleições na FFGB.

Numa nota distribuída à imprensa a direção cessante justificou a decisão atendendo a recomendação da FIFA emitida no pretérito do dia 31 de julho, no qual impõe que a nova convocação do congresso extraordinário seja em estreita observância das disposições estatutárias da FFGB, mormente o artigo 28°, documento em anexo.

De referir que o Congresso Ordinário do organismo que inicialmente foi marcado para o dia 25 julho, mas tinha sido adiado para o dia 08 deste mês pela comissão eleitoral devido à pandemia de covid-19, alegando que a sala onde deveria decorrer o ato não obedece aos parâmetros exigidos pelas autoridades da luta contra a doença.

Alison Cabral
Rádio Jovem Bissau 

Sem comentários:

Enviar um comentário