terça-feira, 4 de agosto de 2020

Embaixada Da Guiné Bissau: Inauguração da nova Chancelaria


A Guiné Bissau conta com uma nova Sede da Embaixada na Cidade da Praia, sita meio em Achada Santo António. O Imóvel foi inaugurado esta tarde num acto simbólico que foi presidido pela S.E Sr. Ministro de Estado dos Assuntos Parlamentares da Presidência do Conselho de Ministros e Desporto Dr. Fernando Elísio Freire e pela Sua Excelência Sr. Embaixador da Guiné Bissau em Cabo Dr. Mbála Alfredo Fernandes.

Os convidados fizeram uma visita guiada pela Sua Excelência Sr. Embaixador Mbala Fernandes às instalações do novo escritório e de seguida o Sr. Ministro de Estado Dr. Fernando Freire assinou livro de honra. Durante uma pequena intervenção a Sua Excelência Sr Embaixador agradeceu ao Estado caboverdiano pela cedencia do
novo espaço no âmbito de acordo de reciprocidade na cedencia de Instalações Diplomáticas entre os entre países. Aproveitou a oportunidade para Comunicar que a nova Sede será um espaço típico da Casa da Guine Bissau em Cabo Verde que acolhera todos Guineenses e amigos da Guiné-Bissau, será espaço aberto para demonstração dos valores culturais e da promoção da Guinendade e de interculturalidade entre os dois povos irmãos " e ao Estado guineense por dar um salto grande na Diplomacia guineense e na relação entre os dois países irmãos "

O Ministro do Estado na sua comunicação fez questão de realçar que o Governo do qual faz parte está interessado em continuar a sua relação com a Guiné Bissau que considera ser " um país irmão unido não só pela história, mas também pelos laços sanguíneos. Questionado pelos Jornalistas quando é que Cabo Verde terá a sua Embaixada em Bissau, o Executivo avançou que é um assunto que está a ser tratado por vias Diplomáticas e em breve haverá uma reposta sobre o assunto", frisou o Governante.
De referir que os dois intervenientes realçaram a data histórica 03 de Agosto de 1959, "massácre de Pindjiquiti" feriado nacional na Guiné Bissau e dia dos trabalhadores guineenses.

Em gesto de reconhecimento ao Governo caboverdiano a Sua Excelência Sr Embaixador atribuiu um " panu di pinti" ao Sr Ministro do Estado Dr. Fernando Elisio Freire.

O acto da inauguração contou com a presença do Director nacional da Política Externa, Embaixador Júlio Moreis, a Sra Directora nacional do protocolo de Estado, Sra Embaixadora Edna Barreto, o Director Executivo do Instituto Internacional para a Língua portuguesa, Dr Incanha Intumbo, Sr. Director Executivo da Garantia Seguros, Dr. Luís Leite, a Sra Directora Geral da imigração, Dra Carmen Barros, o Sr. Director da Rádio de Cabo Verde, Dr. Nélio dos Santos, Sr. Presidente da Associação dos guineense residente em Cabo Verde Dr. Fernando Idrissa Baldé, os funcionários de Embaixada, entre os distintos convidados.






 
 

Embaixada Da Guiné Bissau


Leia Também: 

Cabo Verde está a trabalhar para abrir uma embaixada na Guiné-bissau – Ministro


Cidade da Praia, 03 Ago (Inforpress) – O ministro do Estado e da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, garantiu hoje que o Governo está a trabalhar para abrir uma embaixada de Cabo Verde na Guiné-bissau.

O governante falava aos jornalistas no final da cerimónia de inauguração das novas instalações da Embaixada da Guiné-bissau em Cabo Verde, quando questionado sobre a possibilidade de abertura de uma representação diplomática de Cabo Verde naquele país lusófono.

“Nós, neste momento, estamos a trabalhar nesse sentido. Como sabem, há reciprocidade. Neste momento, a Guiné-bissau está a abrir aqui a sua embaixada por impulso do Governo cabo-verdiano e esperamos que brevemente isso aconteça na Guiné-bissau. Cabo Verde vai ter uma estrutura também para funcionamento da nossa embaixada”, disse.

Fernando Elísio Freire realçou a necessidade dos dois países potenciarem as suas relações de amizade e cooperação, sublinhando que, para além da Guiné-bissau e Cabo Verde terem a mesma língua, relações consanguíneas, interesses comuns, há ainda o facto de os dois países pertencerem a espaços dinâmicos que demandam diálogo e concertação.

“Aproveitar o facto de tanto a Guiné-bissau como Cabo Verde pertenceram ao mesmo espaço, nomeadamente CPLP, CEDEAO e a União Africana e potenciarmos isso para o reforço das relações e também das relações dos respectivos países com o mundo”, sustentou.

Por seu lado, o embaixador da ,Guiné-Bissau, M´Bala Alfredo Fernandes adiantou que é vontade do Governo da Guiné-Bissau que haja reciprocidade entre os dois países.

“Em 2018, ainda quando o actual Presidente era primeiro-ministro, ele decidiu e entendeu por bem o presidente José Mário Vaz que devíamos abrir uma embaixada em Cabo Verde, elevando o consulado geral para uma embaixada, no sentido de não só promover a integração da comunidade, mas porque há uma vontade política de haver uma concertação política entre os dois Estados, no âmbito das relações internacionais”, indicou

Neste sentido, adiantou que a Guiné espera que também, desde que estejam reunidas as condições, Cabo Verde possa abrir a sua embaixada na Guiné-bissau para responder e a essa reciprocidade.

Sobre as novas instalações hoje inauguradas, sitas na rua de UCCLA, no bairro de Achada Santo António, cidade da Praia, M´Bala Alfredo Fernandes disse tratar-se de uma estrutura muito melhor para o funcionamento de uma embaixada que a Guiné-bissau merece em Cabo Verde.

Para além de tratar de assuntos consulares, o espaço pode ainda ser utilizado pela comunidade para realização de ateliês, debate e tertúlias, convívios e ainda para exposição das peças de arte e artefactos culturais da Guiné-bissau e Cabo Verde.

“Isto será uma casa para vender aquilo que é bom da nova imagem da Guiné-bissau em Cabo Verde que muitos já almejavam de conhecer, pelo menos a nova geração”, disse o diplomata guineense.

MJB/JMV

Inforpress/fim

Sem comentários:

Enviar um comentário