terça-feira, 4 de agosto de 2020

GUINÉ-BISSAU: DIREÇÃO CESSANTE DA FFGB ANUNCIA ADIAMENTO DO CONGRESSO ELEITORAL


O Comitê Executivo cessante da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) anunciou adiamento do Congresso Eleitoral do organismo que estava previsto para o sábado próximo, 08 do mês em curso, justificando a decisão atendendo à recomendação da FIFA, emitida no pretérito do dia 31 de julho.

A informação foi transmitida à imprensa no final desta tarde de terça-feira, 04 de agosto, por Bacar Camara, um dos membros do Comitê Executivo cessante da FFGB, na qual revela que a decisão do órgão que dirige o futebol mundial (FIFA), impõe que a nova convocação do Congresso Eleitoral seja em estreita observância das disposições estatutárias do organismo, mormente o artigo 28°.

"O Comité Executivo cessante da FFGB fez toda démarche junto dos seus parceiros, incluindo a FIFA, o seu principal patrocinador financeiro, neste sentido, comungamos da mesma ideia, onde o artigo 28° deve ser respeitado, também o artigo 38° em conjugação, foram referenciados para não desviarmos daquilo que disse os estatutos da federação de futebol", justificou Bacar Camara.

Segundo Camara, qualquer instituição séria e verdadeira tem que vergar pelos seus estatutos e a direção cessante da FFGB está apenaa a fazer as pessoas respeitarem os estatutos do órgão.

Embora a Comissão Eleitoral não se tenha pronunciado neste sentido, Camara afirma que não é responsabilidade da comissão liderada por Lino Lopes marcar as datas para realização do ato eleitoral, porque as datas devem ser agendadas de acordo com artigo 28°, num congresso extraordinário.

Questionado pela Rádio Jovem se o adiamento do congresso não tem a ver com a suspensão do presidente cessante do organismo, Manelinho, Camara nega esta informação e afirma que mesmo que o ato eleitoral tivesse lugar no dia 08 de agosto, Manelinho seria reconduzido pelos associados e clubes.

Sobre a possibilidade dos restantes candidatos avançarem para instâncias judiciais ou decidirem um congresso eleitoral à revelia da direção cessante, Camara escusou-se a pronunciar sobre o assunto.

De referir que o Congresso Ordinário do organismo que inicialmente foi marcado para o dia 25 julho, mas tinha sido adiado para o dia 08 deste mês pela comissão eleitoral, devido à pandemia de covid-19, alegando que a sala onde deveria decorrer o ato não obedece os parâmetros exigidos pelas autoridades da luta contra a doença.

Aconteceu que quando faltavam 24 horas para o congresso ordinário, a FIFA, organismo que dirige o futebol mundial, anunciou a suspensão de Manelinho, presidente cessante do órgão, igualmente candidato a um terceiro mandato.

A FIFA anunciou a suspensão de Manelinho por 10 anos de funções relativas ao desporto, devido a falhas na proteção de um homem atacado em massa.

Por: Alison Cabral

Rádio Jovem Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário