terça-feira, 4 de agosto de 2020

CENTRO PEN GUINÉ-BISSAU: Apresentação oficial Liberdade para Criar

Apresentação oficial do CENTRO PEN Guiné-Bissau

Antena local do Pen Club Internacional que promove a Literatura e a Liberdade de Expressão em todo o mundo.



Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com


Leia Também: 

GUINÉ-BISSAU: PEN PRETENDE PROMOVER AÇÕES PARA PROMOVER HÁBITO DE LER

O Centro PEN Guiné-Bissau - uma associação apartidária, composta por escritores, jornalistas, editores e bloguistas - pretende disponibilizar apoios necessários para criação de clube de leitura, permitindo assim a promoção da literatura no país.


A informação foi transmitida à imprensa esta terça-feira, 04 de agosto, pelo presidente da referida associação, Abdulai Sila, na apresentação pública da organização na Casa dos Direitos em Bissau.

"Nós temos que levar os nossos concidadãos a lerem e a terem um maior acesso aos livros, por isso, estamos preparados para dar dentro das nossas possibilidades apoios na criação de clubes de leitura para promoção da literatura no país", declarou Abdulai Silá.

Segundo Silá, o Centro PEN Guiné-Bissau pretende promover a literatura de uma maneira geral, nomeadamente ensinar os mais jovens a terem capacidade de escrever muito bem.

Igualmente escritor do primeiro romance guineense, Silá revelou que a associação que dirige vai realizar uma atividade de advocacia junto das autoridades competentes para que a literatura seja ensinada nas escolas do país.

Na ocasião, o presidente do PEN alertou que chegou momento de todos os guineenses promoverem ações de amor à pátria guineense, mostrando assim um futuro de prosperidade, harmonia e de paz na Guiné-Bissau.

De referir que o processo de criação do PEN Guiné-Bissau teve início em 2013, tendo culminado 5 anos depois com a aprovação do dossiê de admissão por votação unânime dos delegados ao Congresso Anual do PEN Internacional que teve lugar em outubro de 2018.

Os principais objetivos do PEN Guiné-Bissau são, para além dos comuns a todos os Centros PEN (promoção da literatura, defesa da liberdade de expressão).

Fundada em Londres em 1921, atualmente Centros PEN existem em mais de 100 países, constituindo uma rede mundial de solidariedade ativa na defesa dos direitos humanos, em particular no que refere à liberdade de expressão e de imprensa.

Entre vários membros fundadores do PEN Guiné-Bissau, podemos destacar os nomes de Carlos Lopes, Edson Incopté, Miguel de Barros, Odete Semedo, Rui Jorge Semedo, Emilio Kafft Kosta, Geraldo Martins e Augusto Barreto.


Por: Alison Cabral

Sem comentários:

Enviar um comentário