quarta-feira, 1 de julho de 2020

Guiné-Bissau: Cerimonia de graduação de oficiais promovidos à Brigadeiros Generais:

- Coronel Sadjo Cissé;
- Coronel Luís Goncalves Sanhá (ausente por motivos de doença)
- Coronel Domingos António Siga;
- Coronel Quintino Quadé.

















Fonte: Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também: 

PRESIDENTE SISSOCO PROMOVE QUATRO CORONÉIS A BRIGADEIROS GENERAIS


O Presidente da República, Úmaro Sissoco Embaló promoveu esta quarta-feira, 01 de julho de 2020, quatro coronéis do Exército e da Guarda Nacional (GN) a Brigadeiros Generais. A decisão da imposição de novas insígnias a altos oficiais generais do Exército e da Guarda nacional saiu da última reunião de 24 de junho de 2020 do Conselho Superior da Defesa Nacional, presidida por Umaro Sissoco Embaló.

Trata-se dos coronéis Sadjo Sissé, Luís Gonçalves Sanhá, Domingos António Sigá e Quintino Quadé todos graduados a Brigadeiros Generais. A cerimónia decorreu no Palácio de Rosa, na presença dos chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas e dos três ramos das Forças Armadas guineenses.

Dos quatro novos promovidos, apenas o Brigadeiro General Luís Gonçalves Sanhá não esteve presente na cerimónia, devido ao seu estado de saúde. Porém, o chefe de Estado indicou que irá encarregar o chefe dos militares guineenses, Biaguê Na N´tam, a missão de fazê-lo em seu nome, o Comandante Supremo das Forças Armadas, assim que este recuperar da doença.  

No seu discurso, o Chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, sublinhou que, tanto a Comunidade Internacional quanto o povo da Guiné-Bissau estão a experimentar “uma conduta ímpar das Forças Armadas”, bem como a estabilidade e a paz. Contudo, frisou que esse esforço requer ainda mais e maior responsabilidade, porque hoje chegou-se à conclusão que o foco da instabilidade política, económica e social no país não são os militares, mas sim os civis.

“É um resultado inédito que, se calhar, muitos não têm a noção do seu impacto a nível internacional. Hoje, quando falamos das nossas forças armadas no contexto externo, a comunidade internacional aconselha-nos a pedir desculpas aos nossos militares e paramilitares. Portanto, estão de parabéns! É um feito a valores da luta de libertação nacional e ao povo guineense que nos orgulha a todos “, enfatizou.

Sissoco Embaló destacou o desempenho da engenharia militar guineense na recuperação de algumas infraestruturas militares e lançou, por isso, um desafio ao chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, Biaguê Na Ntam, de reabilitar o desporto militar, porque ” na era da paz o militar é parte da sociedade”.

Quero ver a minha antiga equipa, as FARP, na primeira divisão do desporto nacional, Nô Pintcha a tocar nas unidades militares e acredito que em breve teremos umas forças armadas ímpares a nível nossa sub-região”, notou.

O Presidente da República anunciou que vai acolher favoravelmente a proposta dos militares no concernente ao processo de reforma nos setores da defesa e segurança, tendo assegurado que podem contar com o apoio do governo, porque “os militares não podem ser vistos como ameaça, mas como parte de solução”.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S
Jornal Odemocrata

Sem comentários:

Enviar um comentário