domingo, 28 de junho de 2020

O Ministro da Educação Nacional e ensino superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, visitou esta manha o Instituto Nacional de Formação Técnica e profissional (INAFOR),
acompanhado do seu Secretário Geral, Diretor geral do Ensino Superior e Assessores(jurídico, de assistência administrativa e de emprensa). O titular da pasta da Educação foi inteirar-se do funcionamento do Instituto e conhecer de perto as dificuldades com que se depara…

Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé, visitou todas as dependências daquela instituição de formação profissional que a maioria da estrutura física, ficou completamente destruído durante o conflito político-militar de 1998 e nunca mais foi recuperado.

A visita insere-se na preocupação do ministro da tutela, de dinamizar a quela instituição e a curto prazo faze-la funcionar para tirar os jovens nas Bancadas, na delinquência na droga e inseri – los no Mercado de trabalho.

Durante a visita foram constatados o estado muito avançado de deterioração dos edifícios do Instituto, e tentativas de terceiros de aproveitar-se do estado de abandono para ocupar o local e construir casas.

O Direcetor Geral do INAFOR, Alberto Francisco Gomes , não escondeu a sua satisfação pela visita do Ministro, afirmando que vai acelerar o relançamento do ensino técnico profissional no país tendo em conta a atenção que o Dr. Jibrilo Baldé atribui a esse Sector da Educação.

O responsável lamentou ainda a situação actual do INAFOR, Nomeadamente, a interrupção da formação nas áreas de Mecânica geral, gráfica de produção de materiais didáticos eletromecânica entre outras.

Ainda falou de falta de recursos humanos suficientes para o funcionamento da instituição e sugere um recrutamento urgente de funcionários.

Alberto Francisco Gomes falou ainda da falta de funcionamento dos cursos de corte e costura naquele centro devído a falta de inscrições justificada por falta de maios para custear a formação naquela área.


Apesar das dificuldades os responsáveis daquela instituição, com recursos próprios recuperaram algumas salas e construíram casas de banho para professores.

Uma Acão que deixou o Ministro muito satisfeito, e encorajou a estrutura dirigente de INAFOR a dar sinais que o país não deve estar a espera de projetos, tem que agir e avançar naquilo que é possível fazer.

Bissau 28 de Junho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário