terça-feira, 2 de junho de 2020

NOTA DE IMPRENSA:- Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior


O Plano de Contingência para Educação devido a Pandemia de Covid -19 poderá estar pronto a té sexta- feira.

Assim determinou o Conselho Directivo do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior após de uma reunião que decorreu hoje nas instalações daquele departamento estatal.

A reunião presidida pelo titular da pasta da Educação, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé durou um pouco mais de duas horas e visava analisar e incorporar as sugestões recolhidas de atores que intervém no Sector Educativo.

Várias propostas dos intervenientes no sector foram minuciosamente analisadas pelos membros do Conselho Directivo do MENES.

Após ouvir atentamente os subsídios dos membros do Consho Directivo do Ministério que tutela, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé alertou que o Plano de Contingência para o Sector Educativo é um documento do Governo da Guiné Bissau.

“Incluir tudo não separar nada, não há aqui plano com que o Ministério esta de acordo ou não, tem que haver um plano único do Ministério da Educação a propor ao Governo da Guiné Bissau e o executivo vai adotar o plano e solicitar apoio dos parceiros” aconselhou o Ministro.

O Ministro deixou ainda claro que não é o estado de emergência que está em causa, mas sim a pandemia afirmando que o estado de emergência pode ser levantado a qualquer momento, mas a pandemia pode ainda continuar.

Nos é que temos que nos adaptar para continuar a fazer a nossa vida com ou sem viros, daí que o Plano de Contingência não tem como horizonte conclusão do ano ou início do ano lectivo, é um plano de contingência para podermos confrontar o vírus e treinarmo-nos para podermos continuar a funcionar com a Educação, sublinhou o governante.

No final da reunião o Ministro orientou o grupo de trabalho compostos por especialistas do seu pelouro para até quinta-feira entregar a nova versão do Plano de Contingência incorporando já as contribuições recebidas dos Sindicatos, dos Alunos, dos País e Encarregados de Educação, dos privados e dos parceiros do desenvolvimento do sector que financiam algumas componentes da educação.

Na sexta-feira, 05 de Junho 2020, o Conselho Directivo voltará a reunir-se, para a discussão final do referido plano e sua adopção e para que posteriormente seja submetido ao Conselho de Ministros.

Bissau 01 de Junho 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djalo

Fonte: Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.