segunda-feira, 11 de maio de 2020

GUINÉ-BISSAU - TERCEIRA PRORROGAÇÃO DO ESTADO DE EMERGÊNCIA ATÉ AO DIA 26 DE MAIO

Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Caros Concidadãos,

Fidjus di Guiné,

Estamos a aproximar do fim da segunda renovação do Estado de Emergência. Infelizmente, os últimos quinze dias desta guerra contra um inimigo invisível, chamado de COVID-19, não foram fáceis, pois, o número de novos casos de infeção pela COVID-19 subiu de forma galopante. Portanto, temos que reconhecer que o objetivo de conter a propagação do vírus não foi atingido.

Vários fatores justificam o insucesso das medidas adotadas para a prevenção e combate desta pandemia durante a vigência da segunda renovação do Estado de Emergência. Contudo, esta não é altura para apontarmos o dedo uns aos outros, mas sim identificar e analisar de forma objetiva os aspetos menos positivos e corrigi-los o mais rapidamente possível.

Nha Ermons,
Em qualquer guerra há sempre momentos menos bons ou em que as estratégias adotadas não produzem os efeitos desejados.

No entanto, não podemos virar as costas à luta, não devemos desanimar ao ponto de darmos por vencidos, mas pelo contrário, devemos redefinir as estratégias e reorganizar para melhor enfrentar este combate. É esta a postura que devemos adotar face aos resultados obtidos nos últimos quinze dias.

Por que não devemos baixar a guarda, sou obrigado a renovar pela terceira vez o Estado de Emergência em todo o território nacional, após muita reflexão em torno da situação vigente e tendo apreciado a proposta do Governo.

Fidjus di Guiné,
Os próximos quinze dias de prevenção e combate ao COVID-19 serão decisivos para o futuro desta pandemia no nosso país. Por isso, quero aqui lançar um vibrante apelo a todos os cidadãos guineenses e estrangeiros que, por algum motivo, estejam a residir no nosso país, neste período difícil no sentido de cada um tem que fazer a sua quota parte porque, os desafios que o país enfrenta, neste momento, exige de todos a assunção da responsabilidade cívica e social.

O Governo deve continuar a assumir as suas responsabilidades e trabalhar para a aplicação efetiva e rigorosa das medidas que irá adotar para regulamentar este novo ciclo. Essas medidas devem incluir o uso obrigatório de máscaras, nos locais públicos e espaços fechados.

Nha Ermons

Fidjus di Guiné,
Não podia terminar esta minha intervenção sem antes, renovar os meus agradecimentos a todos os países, organizações e organismos, regionais e internacionais e aos empresários do nosso país que nos têm apoiado neste momento difícil. Aos profissionais de saúde, as nossas forças de defesa e segurança, aos profissionais de comunicação social e da proteção civil, renovo as minhas calorosas felicitações pela coragem, abnegação e espírito patriótico que têm revelado na luta contra este inimigo invisível.

A todos os cidadãos de boa vontade e associações que se têm desdobrado em ações humanitárias e de caridade por todo o país, vai aqui o meu encorajamento e gratidão pelo trabalho que têm desenvolvido.

JUNTOS VENCEREMOS A COVID-19

VIVA A GUINÉ-BISSAU!

1 comentário:

  1. Sim, discurso de um governante comprometido com a causa, ponhamos isso em prática.
    Obrigado S.Excelência PR.

    ResponderEliminar