terça-feira, 5 de maio de 2020

"O português é uma língua de comunicação global" e merece este reconhecimento, diz Guterres

António Guterres secretário-geral da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, classificou o Dia Mundial da Língua Portuguesa, que é celebrado nesta terça-feira, 5, pela primeira vez, como um justo reconhecimento da relevância global do idioma que se enriquece no dia-a-dia de vários povos de todos os continentes”.

A proclamação desse dia foi feita no ano passado pela Organização das Nações Unidas para a Ciência de Cultura (Unesco).

“Assumindo um papel fundamental na mobilização do conhecimento, com uma presença cada vez mais visível em diversas facetas culturais, adicionando valor nas dinâmicas globais da economia, da ciência e das parcerias internacionais, o português é efetivamente uma língua de comunicação global”, destacou António Guterres numa mensagem alusiva ao dia que, para ele, “é o justo reconhecimento da sua relevância global”.

Ele realçou ainda a diversidade e multiculturalidade da língua portuguesa, que se enriquece “no dia-a-dia de vários povos de todos os continentes”.

Guterres, primeiro-ministro de Portugal aquando da criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, classificou a organização como “uma comunidade das pontes de língua portuguesa e reiterou que “o futuro da língua portuguesa continuará a ser moldado pela diversidade de todas as suas vozes”.

A língua portuguesa é falada oficialmente em oito países por cerca de 280 milhões de pessoas, aproximadamente 3,7 por cento da população mundial, sem contar os milhões de imigrantes e descendentes que usam o português.

Um evento virutal da Unesco reuniu duas dezenas de personalidades de todos os países onde se fala o português.

VOA

Sem comentários:

Enviar um comentário