domingo, 19 de abril de 2020

RESPOSTA AO COMUNICADO DOS DEPUTADOS DO PARTIDO SOCIALISTA PORTUGUÊS membros da comissão de negócios estrangeiros e comunidades portuguesas.

Não foi com nenhuma estranheza que assistimos ao pronunciamento encomendado pelo PAIGC, dos deputados do Partido Socialista membros da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, que reputamos de absurdo e disparatado.

O Partido Socialista, em Portugal por diversas vezes no passado recente, recusou posicionar-se públicamente sobre o quotidiano conflituoso da política Guineense, preferindo um posicionamento diplomático de relacionamento com o santo e o diabo, mesmo quando estavam em causa os direitos fundamentais dos cidadãos Guineenses.

Porque razão insurgir-se agora contra o Presidente, UMARO SISSOCO EMBALÓ, eleito legitimamente pelo POVO, em eleições supervisionadas por toda a comunidade internacional, que as consideraram livres, justas, democráticas e ordeiras?

Os deputados socialistas na CNECP manifestaram grande preocupação pelo facto de não estar ainda resolvida a situação política e institucional na sequência da segunda volta das eleições presidenciais e apelam ao diálogo interno e internacional e à normalidade democrática, sem conhecerem os contornos processuais em causa e ainda sem terem nenhuma legitimidade para tal.

Na sua senda fatalista e de bota abaixo, ao nosso País, a Guiné Bissau, “condenam qualquer abuso de poder com o argumento do cumprimento das medidas do estado de emergência, já que dizem haver relatos de pessoas espancadas simplesmente por se encontrarem na rua”, quando essas pessoas, que foram espancadas simplesmente por se encontrarem na rua, incorrerram em crimes de desobediência e desacato às ordens policiais.

Mesmo assim, o governo na pessoa do Secretário de Estado da Ordem Pública, veio pela primeira vez na história da Guiné Bissau, retratar-se, pedindo desculpas e condenando o excesso de força utilizada pelos forças policiais.

Os deputados socialistas dizem manifestar a sua preocupação em relação ao aumento do número de casos de COVID-19 na Guiné-Bissau e ainda que se trata do país mais atingido da CPLP, já que não existem estruturas sanitárias com capacidade de resposta com o agravamento da situação, nem em Bissau nem noutras zonas do país.

Perguntamos aos senhores deputados portugueses se Portugal não faz parte da CPLP? Os senhores somam neste momento 19.686 casos confirmados de gente infectada e 687 de mortes, mais 5.166 aguardam resultados de análise, por COVID-19, isto não é NADA senhores deputados socialistas, os 50 infectados na Guiné Bissau e com 0 (zero) mortes é que vos preocupa ?

Relativamente às estruturas sanitárias, talvez não tenhamos nenhumas, porquanto durante os quinhentos anos de colonialismo os senhores não fizeram mais do que 2 hospitais para um milhão e meio de habitantes e os vossos aliados detentores do poder no país, que vocês defenderam e durante 47 anos de independência não fizeram nenhuma.

Sejam responsáveis Srs deputados do PS/Portugal e respeitem as instituições guineenses tal como nós vos temos respeitado.
O Brasil com 30.425 casos confirmados e 1924 mortes, senhores deputados socialistas portugueses, também auto excluiram-na, da CPLP? Porquê? Ou queriam dizer a CPLP negra??

Senhores deputados do Partido Solicialista Português, a Guiné Bissau, felizmente até agora não teve nenhuma morte, 0 (zero) Mortes, esqueceram-se de quão importante é a VIDA HUMANA?

Os senhores prestam-se a este pronunciamento tendencioso, só para verem se põem no poder novamente na Guiné Bissau o vosso cavalo de tróia, DSP, e o seu PAIGC, que governou em regime de ditadura severa este País durante longos anos e consumou injustamente milhares de fuzilamentos públicos, de ex-militares portugueses e de guineenses, que nós não esquecemos.

RESPOSTA DOS DEPUTADOS DAS BANCADAS PARLAMENTARES DO MADEM-G-15, PRS, e APU-PDGB.

O futuro é hoje

APU-PDGB
Pela Paz, Unidade Nacional e Desenvolvimento
Bissau, 19 de abril de 2020

Fonte: APU-PDGB-Oficial

3 comentários:

  1. Obrigado senhores deputados, é assim mesmo falaram tudo!

    ResponderEliminar
  2. Tudo isso é culpa do nosso supremo tribunal de justiça. Não sei para que servem as eleições? A vontade popular é simplesmente ignorada... Que coisa!

    ResponderEliminar
  3. Eu estou sem palavra de tão feliz que estou!
    Deputados portugueses que falaram besteiras que suscitou essa resposta por parte dos parlamentares guineenses deveriam pedir desculpas a nação guoneense. Contudo, bem dada a resposta.

    ResponderEliminar