segunda-feira, 9 de setembro de 2019

UNIOGBIS testemunhou a incineração de cerca de duas toneladas de cocaína, apreendidas pela Polícia Judiciária da Guiné na operação 'Navara'


UNIOGBIS TESTEMUNHA INCINERAÇÃO DE CERCA DE DUAS TONELADAS DE COCAÍNA

Antes de serem destruídas, as drogas foram testadas novamente na presença de dignitários nacionais e internacionais, incluindo membros do Corpo Diplomático, funcionários da ONU, INTERPOL e a mídia.

Em suas declarações no evento, Filomena Maria Vaz Mendes, Diretora-Geral da Polícia Judiciária, agradeceu à sua equipa no combate ao tráfico de drogas, apesar dos difíceis desafios encontrados. “A Polícia Judiciária está ciente das suas responsabilidades e está assumindo mais responsabilidades do que nunca na luta contra o narcotráfico e organizações criminosas que tendem a tirar proveito do posicionamento geoestratégico da Guiné-Bissau e a explorar as fraquezas na capacidade de controlar efetivamente todo o território, especialmente as ilhas ”, disse ela, expressando sua gratidão ao UNIOGBIS e a outras organizações internacionais que têm apoiado a PJ.

Representando o Representante Especial do Secretário-Geral da ONU(RESG), Rosine H. Coulibaly-Sori, a Chefe da Seção Política da UNIOGBIS, Donatella Giubilaro, declarou “esta é uma ocasião memorável nos anais históricos da Guiné-Bissau. […] Encorajo a polícia a continuar realizando intervenções de segurança eficazes que manterão a Guiné-Bissau protegida dos perigos do narcotráfico e do seu impacto na sociedade em geral ”, reiterando que as Nações Unidas e outros parceiros internacionais continuarão a fornecer apoio ao governo da Guiné-Bissau na luta contra o narcotráfico.

Investigações posteriores levaram à prisão 10 pessoas e ao confisco de carros de luxo, além de equipamentos de comunicação e logística.

A seção UNIOGBIS de Combate ao Tráfico de Drogas e ao Crime Organizado (CDTOC) continua a fornecer consultoria e apoio estratégico e técnico ao Governo da Guiné-Bissau no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado transnacional, em estreita cooperação com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime ( UNODC)..








Para saber mais:
uniogbis.unmissions.org/uniogbis-testemunha-inciner…

Fonte: ONU na Guiné-Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário