Rosine H. Coulibaly-Sori, Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas chegou à Guiné-Bissau em 5 de setembro de 2019.
Rosine H. Coulibaly-Sori, do Burkina Faso, chegou a Bissau em 5 de setembro de 2019 como Representante Especial do Secretário-Geral na Guiné-Bissau e Chefe do Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) .
Coulibaly-Sori, sucede a José Viegas Filho, do Brasil, que completou a sua missão em 18 de maio de 2019, e Abdel-Fatau Musah, do Gana, que atuou como Chefe interino do UNIOGBIS até 1º de setembro, antes de retornar ao seu cargo de Diretor da Divisão para a África Ocidental no Departamento de Assuntos Políticos e de Construção da Paz e Operações da Paz com sede na ONU em Nova York.
Coulibaly-Sori atuou como Ministra de Economia, Finanças e Desenvolvimento no seu país de origem de 2016 a 2019 e tem mais de 20 anos de experiência nas Nações Unidas, atuando em diferentes competências, inclusive como Representante Especial Adjunto do Secretário-Geral em Burundi, Coordenador Residente, Coordenador Humanitário (DSRSG / RC / HC) e Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em vários países. Coulibaly-Sori traz consigo uma vasta experiência de mais de 35 anos nas áreas de desenvolvimento sustentável, assistência humanitária, transição política, reformas fiscais e orçamentárias, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.
Coulibaly-Sori, possui mestrado em economia do desenvolvimento pela Universidade Cheikh Anta Diop e pós-graduação em planeamento e macroeconomia pelo Instituto Africano das Nações Unidas para Desenvolvimento Econômico e Planeamento, ambos no Senegal.
No seu primeiro dia no escritório, Coulibaly-Sori se reuniu com a equipa das Nações Unidas na Guiné-Bissau, a quem transmitiu a sua visão sustentada por duas prioridades principais: (a) liderar eficazmente o papel de um facilitador político de bons ofícios em colaboração com os principais parceiros para a estabilidade no país; e (b) exigir de todos os funcionários que redobrem os seus esforços em servir as Nações Unidas na Guiné-Bissau com espírito de equipa elevado para uma transição suave do UNIOGBIS, conforme Resolução do Conselho de Segurança 2458 (2019).
ONU na Guiné-Bissau
Sem comentários:
Enviar um comentário