quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Presidenciais 2019 - Movimento Tcherno Djaló decide apoiar Umaro Sissoco Embalo


Bissau, 11 dez 19 (ANG) – O Movimento  Tcherno Djaló assina acordo  político de apoio à candidatura de Umaro Sissoco Embaló na segunda volta das eleições presidenciais marcadas para 29 deste mês.

O acordo foi assinado hoje numa unidade hoteleira em Bissau, entre o Coordenador do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15 Braima Camará e Tcherno Djaló.

“Tendo em conta a necessidade de promover um clima de estabilidade politica e social, concórdia e unidade nacional,bem como o desenvolvimento.

Para tal é preciso eleger um presidente da república apaziguador, dialogante e moderador.Assim sendo, o movimento de apoio a Tcherno Djaló promete desenvolver acções de campanha politica junto dos eleitores a favor de Umaro Sissoco Embalo, sob a orientação da directoria da campanha do candidato”, refere o acordo.

O Movimento pretende funcionar como uma estrutura independente e caso for necessário coordenar as suas actividades com a directoria nacional da campanha eleitoral e com outras organizações de apoio ao candidato.

O candidato se compromete a colocar a disposição do Movimento meios materiais e financeiros necessários para realização da campanha eleitoral.

Em caso de vitoria as partes se comprometem a promover acções conjuntas com vista a alcançar a unidade nacional, criação de um clima de paz, estabilidade, factores que consideram ser indispensáveis para o bom desempenho da função do Presidente da Republica.


No acto, o coordenador do MADEM-G15 Braima Camará considerou de “uma mais valia” em termos de qualidade e de conhecimento o apoio de Tcherno Djaló.

Disse que se Umaro Sissco Embalo for eleito não haverá lugar no país para filhos e enteados, tribalismo, sectarismo, muçulmanos e cristãos, campo e cidade.

Tcherno Djaló justificou que decidiu apoiar  Umaro Sissoco Embalo por o considerar  capaz de assegurar o respeito pela diversidade do povo guineense,a reconciliação e coesão nacional.

Disse que  apoio o candidato que não tem nada a ver com o crime organizado, por isso convida à todos os guineenses a votarem  em massa na candidatura de Umaro Sissoco Embalo.

Tcherno Djaló é dirigente do Partido da Renovação Social, que também apoia Umaro Sissoco Embaló, e foi conselheiro do ex-Presidente da República, José Mário Vaz.  


Por Nicolau Gomes Dautarim / ANG/LPG//SG


1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.