29 de novembro de 2019

Recorrência? - Oposicionista Macky Sall vence eleição presidencial no Senegal

Reuters 27/03/2012 14h33 - Atualizado em 27/03/2012 15h21
Ele teve 65,8%, contra 34,2% do atual presidente, Abdoulaye Wade. Observadores europeus afirmaram que a votação ocorreu sem problemas.

Macky Sall venceu o segundo turno das eleições presidenciais no Senegal com 65,8% dos votos, em um pleito considerado sem problemas e com credibilidade por observadores europeus nesta terça-feira (27). O atual presidente, Abdoulaye Wade, recebeu 34,2%.

Os resultados lidos nesta terça-feira pelo presidente do Tribunal de Apelações, Demba Kandji, confirmaram a vitória de Sall sobre Wade, que reconheceu a derrota horas depois do fechamento das urnas no domingo.

Os resultados mostraram que Sall, apoiado por outros partidos de oposição, foi capaz de mais do que dobrar os seus 26,6% obtidos no primeiro turno, enquanto que Wade permaneceu perto dos 34,8% conquistados na primeira rodada do pleito.

Kandji disse que o comparecimento foi de cerca de 5%

dos mais de 5 milhões de eleitores registrados.

O recém-eleito presidente de Senegal, Macky Sall, discursa neste domingo (25) em Dacar (Foto: Reuters)

O chefe da missão de observação da União Europeia, Thijs Berman, que teve 90 observadores no Senegal, disse que a campanha e a eleição não apresentaram grandes problemas, exceto incidentes menores de compra de votos e uso de recursos estatais por ambas as partes.

"Isso é um dever porque a África não está mais na era dos golpes", disse.

O Conselho Constitucional, maior órgão legal do país, deve confirmar os resultados na sexta-feira, e a previsão é de que Sall tome posse na próxima terça-feira.

Fonte: g1.globo.com


First round
Abdoulaye Wade   34.8%  
Macky Sall   26.6%  

Second round  
Abdoulaye Wade  34.20%

Macky Sall   65.8% 




1 comentário:

  1. Minhirawo IAIA SEIDI por amor de Allah deixe de usar este vergonhosos prefixo do teu nome que com certeza nao te foi atribuido pelos teus pais... muitos entre nos foram humilhados com nomes cristoes para poderem ter acesso a escola na epoca colonial.. mas 46 anos depois e o Sr ja eh um Aladje a usar um nome que lhe foi forzado? por Amor de Allah.. o SR nao sera menos inteligente e apreciado se usar simplesmente ALAJE IAIA SEIDI.

    ResponderEliminar