sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Benin expulsa embaixador da União Europeia

O Governo do Benin deu um prazo de dois dias ao embaixador da União Europeia (UE), Oliver Nette, para abandonar o país, após este ter sido declarado “persona non grata”, informa a  agência cubana Prensa Latina.


Uma nota oficial acusa o embaixador Oliver Nette de ser “prejudicial”, acrescentando que “interferiu demais nos assuntos internos” deste país africano “ao pedir constantemente à sociedade civil que se manifeste” contra o Governo constitucionalmente instalado.

Segundo a Prensa Latina, a expulsão do embaixador é precedida por acções semelhantes tomadas pelas autoridades do Rwanda, em março, da República Democrática do Congo, em dezembro do ano passado, e pela expulsão do chefe do escritório da ONU na Somália.

O comunicado do Governo beninense esclarece, no entanto, que nada tem contra a UE. Por sua vez, o bloco europeu após ter sido informado da decisão no dia 20, solicitou ao Benin que “esclarecesse as razões” da expulsão.

A crise diplomática segue-se às tensões internas surgidas depois das eleições legislativas de Abril, que registaram um alto grau de abstenção e a exclusão de vários partidos da oposição.

África 21 Digital

1 comentário:

  1. Está posição devia ser aplicado ao senhor Tulinabu Mushingi o fantoche dito embaixador.

    ResponderEliminar