terça-feira, 28 de maio de 2019

Gâmbia: Confronto violento entre castas deixa feridos e casas incendiadas em Koina


Vários feridos e casas incendiadas resultaram dos mais recentes confrontos entre castas em Koina, na noite do passado sábado para domingo.

De acordo com testemunhas oculares, foram disparados tiros, casas foram arrasadas pelo fogo e demolidas e várias pessoas ficaram feridas nos confrontos que começaram às nove da noite, quando Mahamadou Krubally, membro da Ganbanaaxu (uma associação que defende o fim da discriminação de castas) foi supostamente agredido durante a oração de “Trawi”, espancado e amarrado por membros do grupo chamado ‘nascido livre’.

Em seguida, os membros do “Ganbanaaxu” intervieram numa tentativa de resgatar o seu membro, desatando-o, o que levou a um confronto entre as duas facções, levando a ferimentos em ambos os lados. Dembo Maimuna Touray está entre os feridos da facção “Ganbanaaxu”, com os dentes partidos, está internado no centro de saúde de Koina.

“Durante o confronto, alguns jovens (chamados nascidos livres) vieram atacar a minha propriedade na minha ausência e uma arma foi disparada para o ar três vezes, enquanto os outros despejaram gasolina nas minhas casas e as incendiaram. Eles derrubaram todas as minhas cercas e demoliram a minha casa de 8 quartos. Agora estou sem casa com a minha família ”, relatou Sanneh.

Musa Sanneh, líder da facção “Ganbanaaxu”, contou que 15 pessoas foram presas e estão atualmente sob detenção na esquadra de Basse.

A polícia ainda está a verificar as prisões para divulgar qualquer informação sobre o assunto.

© e-Global Notícias em Português


Sem comentários:

Enviar um comentário