segunda-feira, 25 de março de 2019

Guiné-Bissau: CRE`s querem que lei confira poderes de recenseamento à CNE


Os Presidentes das Comissões Regionais de Eleições (CRE`s) defendem a necessidade de alteração da Lei Eleitoral a fim de conferir poderes de recenseamento eleitoral a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

As recomendações foram feitas no final do um encontro que teve lugar no sector de Canchungo, região de Cacheu, norte do país, de 22 à 24 de Março, que teve como objectivo reflectir sobre processo eleitoral de 10 Março.

Os presidentes das CRE`s apelaram também à Comissão Nacional de Eleições a prosseguir os seus trabalhos com o Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral (GTAPE) de forma a ultrapassar as deficiências encontradas durante o processo de recenseamento, assim como ainda manter as CRE`s sempre informadas de todas as alterações legais de procedimentos administrativos durante qualquer processo eleitoral.

A necessidade de encontros de trabalhos entre a CNE e o GTAPE de modo a sanear as deficiências encontradas durante o processo de recenseamento eleitoral, a pertinência de pagamento de subsídios dos membros não permanentes das CRE`s das últimas eleições bem como o pagamento de subsídio aos supervisores do recenseamento eleitoral, constam igualmente entre outras recomendações proferidas no encontro de Canchungo.

Durante três dias nove presidentes das CRE`s debateram vários assuntos, entre os quais, o impacto de recenseamento eleitoral nas eleições de 10 Março, as dificuldades e constrangimentos registados durante estas eleições.

Sumba Nansil

© e-Global Notícias em Português

Sem comentários:

Enviar um comentário