sábado, 30 de junho de 2018

Discurso do Secretário Nacional da Juventude do PRS Dr. Fernando Dias


1º CONFERÊNCIAS REGIONAL DE JUVENTUDE DA RENOVAÇÃO SOCIAL

LEMA: AMI I PRS

DISCURSO

Excelência. Eng. Orlando Mendes Viegas (Vice Presidente do partido),
Excelência. Dr. Augusto Menjur (Secretário Nacional de Organização e Modernização das Estruturas do Partido)
Excelência Dra. Carmelita Pires (Secretaria Nacional das mulheres da Renovação Social),
Excelências, Convidados de honra, em especial corpos Diplomáticos acreditados no Pais.
Excelências Autoridades Administrativas e Regulados,
Senhores Presidentes das Comissões Politicas Regionais (Os coordenadores),
Senhora Presidente da Comissão Organizadora (Dra. Runisse Camará) 
Caros companheiros, ilustres convidados, minha senhoras e os meus senhores,

Permitam-me em nome do Secretariado Nacional da Juventude e em meu próprio endereçar as minhas calorosas felicitações a todos presentes nesta sala, em particular a Direcção Superior do Partido da Renovação Social e os nossos convidados de honra, pela amabilidade e tempo disponibilizado para nos acompanhar na cerimónia de abertura desta importante conferencia, subordinado ao Lema “ AMI I PRS”,
Lema esse inspirado no pensamento político do líder imortal Dr. Koumba Yala, pioneiro da revolução democrática na Guiné-Bissau.

Os mesmos serão extensivos a todos aqueles que de forma directa ou indirectamente deram as contribuições para que este evento seja uma realidade.

Caros participantes,
A juventude enquanto forca motriz de desenvolvimento da sociedade, e elemento determinante no processo de estabilização democrática, em nenhuma circunstância deve ser relegada ao segundo plano e usada como um objecto de estratégia política para alcançar o poder, mas sim deve estar no centro de atenção e de prioridade de qualquer projecto de desenvolvimento e capacitado das ferramentas técnicas e científicas por forma a responder satisfatoriamente as exigências impostas pelos desafios de globalização e de mercado comum.

Companheiros,
Essas janelas de oportunidades só serão abertas se a nossa camada juvenil estiver devidamente preparada e à altura de assumir com as responsabilidades e consequentemente corresponder com as expectativas.

Hoje estamos inseridos no contexto político e social bastante sensível e critico que justifica desde logo levar a cabo, conjunto de acções e actividades por forma à conferir a juventude a capacidade e a dinâmica na execução das orientações superiores ancorado nos objectivos gerais do partido.

A actividade que hoje se realiza nas regiões de Cacheu e Oio, representa um elevado grau da confiança política depositada nas estruturas regionais da juventude no qual vai se debater diversos temas tais como:

1-A Ideologia Política do PRS

2-A Juventude da Renovação Social, e os Desafios Ambientais Global

3-Sistema Eleitoral Guineense

4-Papel de Juventude da Renovação Social, na Consolidação da Estabilidade Política da Guiné-Bissau.

Caros conferencistas, 
Julgo eu, quê, após um debate aturado dos temas acima referenciados, todos sairão munidos das informações e capacidades de transmitir os valores e princípios defendidos pelo partido na estratégia da promoção da juventude para defesa dos seus direitos políticos e sociais. O objectivo desta conferência consiste na implementação da filosofia da consolidação e dinamização das estruturas regionais e sectoriais do Partido da Renovação Social, dar-lhe maior sinergia para próximos embates eleitorais. Por isso queremos lançar um vibrante apelo e compromisso de elaborar um calendário de formação e capacitação da nossa juventude.

Justamente porque a determinação da vitória eleitoral esta na capacidade de intervenção da juventude e mulheres.

Nesta lógica, seria de capital importância adoptar a nossa juventude de conhecimentos da ideologia política do partido, permitindo-lhes agir na defesa dos ideais e valores superiores defendidos pelo mesmo. Tudo isto representa um formato inteligente da participação da juventude no processo da estabilização democrática.

Para terminar, gostaria de soltar um especial elogio as autoridades locais e administrativas das regiões de Cacheu e Oio pelo apoio concedido para realização deste importante evento, de igual modo, gostaria de realçar o brilhante apoio do Secretário-geral do partido Dr. Florentino Mendes Pereira e demais dirigentes pela contribuição.

Caros companheiros conferencistas, 
Espero que as resoluções saídas nesta conferência, serão integralmente cumpridas pelas estruturas competentes.

Muito Obrigado
Bem-haja

Fonte: Prs Bissau

Sem comentários:

Enviar um comentário