quarta-feira, 27 de junho de 2018

JORNALISTAS DISCUTEM EM ABUJA DESAFIOS DA PAZ E SEGURANÇA NA CEDEAO

Jornalistas provenientes de 15 países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) discutem de 25 a 27 de Junho em Abuja os desafios de construção de paz e segurança no espaço regional. 

O encontro visa disseminar informação sobre o mandato de paz e segurança da CEDEAO junto das populações.

No Workshop  de dois dias, a Guiné-Bissau é representada pelos jornalistas Assana Sambú do ‘Jornal O Democrata’ e Alcene Sidibé da ‘Rádio Jovem’ que deixaram o país desde o dia 22 de Junho corrente.

 O workshop que tem como tema: “papel dos media na promoção da paz e segurança na sub-região”, está a ser apoiado pela União Europeia (UE) através do plano de ação da estratégia de comunicação e visibilidade do programa de mandato da CEDEAO para a Paz, a Segurança e a Estabilidade Regional (CEDEAO-UE PSS).

Num documento que o nosso Seminário teve acesso, o encontro visa igualmente aumentar a visibilidade das intervenções de paz e segurança da CEDEAO, fornecendo assim aos jornalistas da África Ocidental informação apropriada sobre os esforços de paz e segurança da Comissão da CEDEAO para os tornar melhor informados e envolvidos com os cidadãos da CEDEAO e assim promover eficazmente a segurança na região. 

A reunião contará com apresentações de vários Departamentos e Direções da Comissão da CEDEAO incluindo o Fundo de Paz, do Departamento de Assuntos Políticos, Paz e Segurança (PAPS), o Secretariado do Quadro de Prevenção de Conflitos da CEDEAO (ECPF), Alerta precoce, Comunicação, Manutenção da Paz e Segurança Regional, Assuntos Jurídicos, bem como Assuntos Humanitários e Sociais.  

Por: Epifania Mendonça

OdemocrataGB

Sem comentários:

Enviar um comentário