O Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) confirmou hoje, 10 de Maio 2018, a realização de uma manifestação popular frente à Assembleia Nacional Popular (ANP), no próximo dia 12 (sábado) do mês em curso contra a prorrogação do mandato dos deputados, promulgado pelo Presidente da República, José Mario Vaz, assim como contra aquilo que apelida de ‘premiação dos 90 Toyota Prados sem terem trabalhado três anos’.
A intenção do MCCI foi anunciada pelo porta-voz do movimento, Sumaila Djaló, numa conferência de imprensa promovida na ‘Casa dos Direitos’, em Bissau, na qual defende que não é justo que nåo hajam ambulâncias nos hospitais, carteiras nas escolas, greve em curso nos hospitais enquanto os deputados estão ‘a serem premiados com carros sem fazerem nada durante três anos’.
“A Guiné-Bissau tem suas próprias leis, e como qualquer outro Estado tem sua Constituição da República e, é a base para organização do nosso Estado e quando está a ser banalizada por interesses pessoais, pondo em causa estas leis como têm feito os parlamentares com apoio de Jomav, decidiram aumentar seus mandatos depois de quatro anos e o Presidente como está habituado a fazer mal ao povo decidiu promulgar” disse Djaló.
Sumaila Djaló alertou ainda que a crise política não acabou, considerando que o consenso entre o Partido Africano da Independências da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido da Renovação Social (PRS), não passa de mais uma manipulação, na sua visão, apontando que os dois partidos já estão no desentendimento.
“PRS e PAIGC corromperam as leis constitucionais do país em colaboração com a Presidência da República e depois de todos os passeios feitos até Lomé, hoje prolongaram a legislatura. Povo não deve admitir tudo isto, já ficamos calados a quatro décadas, não podemos ficar sentados a ver os políticos a apezinharem a nossa Constituição”, nota o ativista.
Djaló garantiu ainda que já foram informadas as entidades competentes relativamente à ealização da manifestação às 07 horas da manhã do dia Sábado (12 de Maio) que iniciará no Bairro D’Ajuda [Espaço Verde] e terminará em frente da Assembleia Nacional Popular.
Por: Epifania Mendonça
Foto: EM
OdemocrataGB
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.