quarta-feira, 4 de abril de 2018

UNIÃO EUROPEIA CU FALA - GUINÉ-BISSAU: UE DIZ NÃO HAVER VONTADE EM ORGANIZAR ELEIÇÕES

Bruxelas - A União Europeia (UE) considerou hoje "muito preocupante" a actual crise política na Guiné-Bissau e de "não haver garantias de efectiva vontade das autoridades" em organizar eleições este ano.

A afirmação, segundo a Lusa, é de uma fonte europeia, que salienta que a “persistência do bloqueio político põe em risco a segurança do país num momento sensível”.

A Constituição guineense prevê a realização de eleições nos próximos meses, mas Bruxelas refere “não haver garantias de efectiva vontade das autoridades” de que sejam organizadas.

Assim, a Comunidade Europeia apoia as sanções recentemente decretadas pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) contra 19 personalidades guineenses, defendendo uma resposta internacional coordenada à crise na Guiné-Bissau.

“A UE apoia totalmente os esforços da CEDEAO para manter a estabilidade na Guiné-Bissau, incluindo a recente decisão de impor sanções àqueles que obstruem a aplicação do Acordo de Conacri”, salientou a mesma fonte.

A UE “apoia uma resposta unida e coordenada por parte dos parceiros internacionais, tal como pedido pela CEDEAO, especialmente com a ONU e a União Africana”.

A CEDEAO confirmou, a 07 de Fevereiro último, uma lista de sanções contra 19 individualidades guineenses, entre as quais o procurador-geral da República, Bacari Biai, e um filho do presidente guineense, José Mário Vaz.

A Guiné-Bissau vive uma crise política desde a demissão, por José Mário Vaz, do Governo liderado pelo primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, em Agosto de 2015.

Conosaba/angop

Sem comentários:

Enviar um comentário