quarta-feira, 4 de abril de 2018

FISCAP ESCLARECE QUE AGENTES DE FISCALIZAÇÃO DETIDOS EM CONACRI NÃO SÃO DA SUA CORPORAÇÃO


O director Técnico Operativo e Serviço Nacional de Fiscalização de Actividades de Pesca, FISCAP esclarecem que os quatros agentes que se encontram supostamente detidos pelas autoridades marítimas de Guine-Conacri, não são de Serviço Nacional de Fiscalização de Actividades de Pesca (FISCAP).

Segundo, as informações a suposta detenção dos agentes pelas autoridades da Guine-Conacri, teria acontecido no processo de resguardo das respectivas Pirogas que, durante o percurso conseguiram escapar levando abordo quatro agentes que estavam de escolta para águas territoriais de Conacri.

Numa entrevista esta quarta-feira (4 de Abril) a Rádio Sol Mansi, o director Técnico Operativo da FISCAP, Tomas Pereira, disse que os agentes que se encontram na vizinha pertencem a corporação de guarda-nacional que desmantelou a rede de pesca ilegal nas águas de Cacine.

“Os 4 agentes não são de FISCAP mais sim da guarda-nacional. São nossos parceiros de operações conjuntas de desmantelamentos de pesca ilegal nas nossas águas exclusiva”, esclareceu Tomas Pereira.

Por outro lado, sublinhou que os agentes que se encontram na Guiné-Conacri estão bem aguardando regresso ao país. “Pelas informações que temos, os agentes estão bem em Conacri sob protecção das autoridades daquele país.

Tomas Pereira, desdramatizou a situação afirmando que não é assunto de alarmar, “uma vez que é dinâmica de serviço que acontece por vezes nas fiscalizações de pesca ilegal no território nacional e espero que dentro de poucos dias vão regressar ao país”.

Segundo as informações esta não é a primeira vez que as autoridades da Guine-Conacri detiveram os agentes da fiscalização guineense. Da última vez em 2010 e 2011, os agentes detidos passaram quase um mês em Conacri e foram libertados depois de uma série negociações.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

Sem comentários:

Enviar um comentário