domingo, 29 de outubro de 2017

Artigo de reflexao - O PAIGC – ENTRE ESPADA E PAREDE

Adulai Djalo-Lai
17 de Maio de 2016

Sao multiplas e complexas as situacoes de inconforto nas quais podem ser confinadas individuos ou instituicoes, por azar do destino e/ou por culpa propria. Da independencia a esta data, o nosso glorioso partido, o PAIGC, continua a nao ter SORTE, (…). Sim, estou a falar de «SORTE».

Obviavente, o termo «SORTE», substantivo que pode significar destino ou acontecimento causal despido, filosoficamente falando, de qualquer tipo de justificacao racional, se encaixa perfeitamente no exercicio de analise daquilo que foi e pode ser o PAIGC (partido de Amilcar Cabral e de melhores filhos da Guine-Bissau e das Ilhas de Cabo-Verde).

Privado, pela morte natural e/ou pelos golpes tracoeiros, dos seus melhores cerebros e militantes de integridade impar ao longo dos anos e, como se nao bastasse, violado nos seus mais sagrados principios de unidade e luta, o PAIGC continua a ser alvo de golpes mesquinhos de seus sucessivos dirigentes que, temem em nao compreender a genese e a essencia do partido libertador do nosso povo das garras do colonizador dos mais retrogrados.

Com o devido respeito, nao sei quem seria capaz de explicar a incapacidade dos dirigentes do PAIGC em honrar os compromissos consagrados no seu programa maximo : A reconstrucao nacional… a melhoria do bem estar dos NOSSOS. Ja estamos a caminho de meio seculo de independencia politica!

Em Cabo-Verde, o PAIGC nao desapareceu, apenas nao se fala dele apos os acontecimentos do golpe de estado de 14 de novembro… «O raca tcheben» ressuscitara seguramente e tera, provavelmente, que salvar os nossos irmaos das Ilhas daqui a 50 anos se a conclusao de pesquisas cientificas no dominio climatico forem verificadas.

Gracas a contribuicao, incontestavel, de jovens caboverdianos e da elite guineense ai radicada e empenhados no trabalho serio de reconstrucao do pais-irmao (com indice de desenvolvimento aceitavel), podemos dizer que a luta valeu a pena e nos orgulhar da nossa gloriosa luta armada de libertacao das duas Nacoes desencadeada no territorio guineense e conduzida pelas Forcas Armadas Revolucionarias do Povo (FARP) – as quais somos gratos e rendemos eterna homenagem.

Nas ultimas decadas, em particular, nos ultimos meses, o PAIGC encontra-se mergulhado, mais uma vez, numa crise de lideranca gritante, sem precedente da historia da Guine-Bissau.

Triste e de constatar a incapacidade de gestao de coisas publica pelo gonverno saido das ultimas eleicoes. Eleicoes ganhas com maioria absoluta, mas, com resultados que nao dispensam decepcoes :
1) Um primeiro ministro que suscitava esperaca…, mas, que cedo decidiu em nao cooperar no combate a corrupcao;

2) Um primeiro ministro que reclamara a separacao de poderes, mas, incapaz de compreender e agir nos limites de poderes patentes na constituicao da Republica;

3) Um primeiro ministro que declara guerra contra tudo e todos;

4) Um primeiro ministro incapaz de compreender a dinamica e a correlacao de forcas no xadrez politico nacional e moldar o seu comportamento politico;

5) Um primeiro ministro que confunde a gestao de coisas publica com a natureza de gestao no quadro de empresas privadas;

6) Um primeiro ministro com grande dificiencia de conhecimento da cultura guineense e que apenas fala uma unica lingua da Guine-Bissau, o kriol.

Enfim, e por enquanto, um primeiro ministro cujo comportamento leva a crer que tem agido em conformidade com agenda estranha aos anseios do nosso povo e ao desenvolvimento almejado da tao amada Guine-Bissau.

Os acontecimentos das ultimas semanas forjam, sobremaneira, a nossa avaliacao negativa de gestao do atual governo do PAIGC. Apos a demissao do primeiro ministro saido das ultimas eleicoes ganhas pelo PAIGC, assistimos a uma serie de estratagemas da parte do mesmo visando a influenciar o governo do cota nos diferentes dossiers.

Humanamente, compreende-se! Todavia, quando e questao de gestao de coisas publica dum pais soberano, dificilmente podemos encontrar elementos para apoiar tais atitudes.

A escolha do cota foi uma das piores e infelizes decisao... Continuo em nao compreender como e que um homem de mais de oitenta anos aceita assumir tamanha responsabilidade no seculo atual!

O mais agravante e e continua a ser a participacao direta de alguns veteranos no embate politico actual. Esperavamos que constituissem uma reserva/retaguarda tanto no plano de experiencia politica assim como no do comportamento moral e de etica politico-partidario. Lamentavelmente!...

Dois discursos do Presidente sobre o estado da Nacao em menos de um mes e a consequente demissao do cota fez mexer a maquina da atual direcao do PAIGC (composta de clan de amigos, de familiares), a mesma que nao quis negociar, por nada deste mundo, com todos os atores da politica nacional que podiam ser considerados como parte da solucao da crise que assola o pais.

Nas ultimas 48 horas, curiosamente, foram selecionados quatro ou cinco nomes para candidato ao primeiro ministro em substituicao ao cota demitido a menos de dez dias. Tambem, ja esta aprovada uma nova ofensiva de alguns veterranos para incomodar o Presidente da Republica e confundir a opiniao publica Nacional e Internacional.

A atual direcao do PAIGC faz a promocao desesperada, com energia de desespero, para que seja desencadeada mecanismos para as eleicoes gerais sem constatar que ela se encontra desnorteada e sem rumo. Porque:

a) Antes das eleicoes gerais (nao importa quando sera), o PAIGC tem o dever moral de convocar o congresso para reunificar os militantes afim de maximizar a chance de ganhar as eleicoes. O partido esta atacado por dois virus extremamente virulentos: A MANIPULACAO E A PROMOCAO ENGANOSA. A direcao perdeu a credibilidade. Quando e assim, o lider tem que se demitir do seu cargo e convocar o congresso. UR-GEN-TIS-SI-MO!

b) Com o parlamento agonizante e com a perda de credibilidade do presidente do parlamento, o terreno e fertir para novas aliancas na qual a atual direcao do PAIGC nao tem lugar;

c) A disciplina partidaria do PRS (segunda forca politica nacional) nao deixa menor duvida sobre a capacidade de resposta deste partido aos desafios da atualidade polica nacional;

d) A selecao (cirurgical) dos 15 militantes expulsos, foi um tiro ao pe do lider atual do PAIGC. Ao partido foi privado o segundo e o terceiro vice-presidentes.

e) A teimosia em nao acatar conselhos (incondicionalmente) de militantes, amigos e colegas fez do lider do PAIGC orfelino politico sem conexao com a base alargada do partido;

f) A forma ambigua pela qual acatou o ultimo acordao do Supremo Tribunal de Justica da Guine-Bissau marca o inicio do fim da carreira politica (promissora) do atual lider do PAIGC. Com o poder nao se brinca!

g) Com a expulsao dos quinze e a incapacidade de compreensao da imprescindivel recuperacao dos mesmos no partido, coloca o PAIGC, todos os calculos feitos, no lugar de partido minoritario na Assembleia.

h) Com o exposto na alinea g, o PRS mais os 15 formam, sem sombra de duvidas, a nova maioria parlamentar capaz de oferecer uma estabilidade governativa a curto termo.

Mais uma vez, com eleicoes ganhas por maioria absoluta, o PAIGC e incapaz de dirigir o pais. Resta saber qual sera a capacidade da direcao do partido de justificar, perante o eleitorado guineense, a realidade atual sem falsas acusacoes e sem trasferir a culpa ao fulano e/ou ao bertrano.

Para concluir este breve artigo de reflexao, importa sublinhar que a direcao do PAIGC, ao everedar pela via de TUDO ou NADA nas suas aventuras, acabou por perder nao so a credibilidade de lideranca no partido assim como a possibilidade de criar sinergias para alavancar o desenvolvimento do pais, baseado em acoes pragmaticas tais como :
- A criacao de emprego para os jovens;
- A eletrificacao do pais;
- A restruturacao do aparelho de estado e a valorisacao dos nossos recursos humanos na vertente de participacao nos projetos portadores de riqueza e de esperaca a nossa geracao atual e vindoura, etc.

Quer queiramos quer nao, lamentavelmente, temos que admitir que o PAIGC (nosso patrimonio nacional) falhou e, consequentemente, encontra-se entre espada e parede. Salvacao : CONGRESSO!

Incombe ao presidente da Republica, ao abrigo das disposicoes constitucionais, tomar decisoes judiciosas que possam garantir o funcionamento harmonioso das nossas instituicoes republicanas. Senao, o senhor podera se encontrar em maus lencoes.

Alerta aos guineenses :
- QUANDO O PAIGC SOFRE DE CONSTIPACAO, O PAIS E ATACADO PELA GRIPE!

Bem haja a todos e continuacao de uma boa semana de trabalho!

Com a Guine-Bissau no coracao,

Adulai Djalo – Lai (Canada)
Montreal, 16 de maio 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário