sexta-feira, 10 de março de 2017

Dirigentes políticos da Guiné-Bissau declinam convite para discutir crise do país na Guiné-Conacri


O encontro de dirigentes políticos da Guiné-Bissau previsto para hoje, na Guiné-Conacri, com o objetivo de procurar uma saída para crise no país, poderá não se realizar devido à recusa, por diferentes razões, de algumas das partes.

Fonte da CEDEAO, em Bissau, contactada pela Lusa indicou ser "ainda pouco clara" a ida ou não dos dirigentes guineenses à Conacri como estava prevista.

Certório Biote, líder da bancada parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), segunda força politica no Parlamento, mas que sustenta o atual governo guineense, indicou que o seu partido não vai à Guiné Conacri por não ter sido convidado oficialmente.

"O PRS enquanto partido político não recebeu formalmente o convite de Alpha Condé para se deslocar à Conacri", afirmou Certório Biote, que também entende que "o problema da Guiné-Bissau deve ser resolvido no país".

O encontro devia juntar à volta da mesma mesa, representantes dos cinco partidos com assento parlamentar (PAIGC, PRS, PCD, UM e PND), o governo, o presidente do Parlamento e o representante do grupo dos 15 deputados dissidentes do PAIGC.

Em nome do grupo dos 15 deputados, Braima Camará, também considerou que a crise do país deve ser tratada e resolvida a nível interno. Camará indicou que ainda não há uma decisão sobre se o grupo vai estar representado ou não.

O primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, também declinou o convite de Alpha Condé que não reconhece idoneidade suficiente para continuar a mediar a crise política na Guiné-Bissau.

O secretário nacional do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Aly Hijazi, precisou que o partido está pronto para participar no encontro na pessoa do seu líder Domingos Simões Pereira acompanhado de alguns dirigentes, disse.

Agnelo Regalla, presidente do partido União para Mudança (UM) disse à agência Lusa que está pronto para ir à Conacri.

O mediador da crise guineense, o Presidente da Guiné-Conacri, Alpha Condé, queria reunir hoje os dirigentes políticos da Guiné-Bissau desavindos para a busca do consenso que pudesse viabilizar a governação do país.

Alpha Condé é mediador proposto pela Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental (CEDEAO).

Na quarta-feira enviou à Bissau um emissário, Nabi Bangoura, ministro de Estado e secretário-geral da presidência que esteve reunido com vários dirigentes guineenses aos quais convidou verbalmente para estarem hoje em Conacri.

MB // ANP
Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário