domingo, 19 de novembro de 2017

Distinção - Melhor professor do Mundo deixou a Microsoft e fundou universidade no Gana


Saiu do Gana com 50 dólares no bolso e foi estudar para os EUA, onde se tornou milionário ao trabalhar no desenvolvimento do Windows NT, na Microsoft. Imbuído de espírito de missão, Patrick Awuah regressou ao país natal, onde fundou a mais importante universidade do Gana, centrada em pensamento crítico, ética e espírito de missão. Esta quarta-feira foi distinguido com o prémio WISE para a Educação, considerado o equivalente ao Prémio Nobel na área do ensino.

Patrick Awuah tornou-se num dos mais importantes educadores a nível global e conhecido no mundo inteiro pelas suas ideias sobre educação e por palestras, como a que está disponível no site das TED Talks, onde discorre sobre a importância das Humanidades na formação de líderes.

Com 50 dólares na carteira e uma bolsa de estudo à sua espera, Patrick Awuah saiu do Gana em 1985 para estudar na Swarthmore College, nos EUA, onde aprendeu o valor do pensamento crítico, o que contrastava com a formação anterior que tinha recebido. Licenciado em engenharia, entrou na Microsoft e tornou-se milionário com o seu trabalho no desenvolvimento do Windows NT.

Depois de ter passado pelo Gana novamente, onde queria fundar uma empresa de software, percebeu que queria fazer a diferença em África e decidiu voltar aos EUA, à Universidade de Berkeley, para saber como criar a sua própria universidade e o que seria necessário para criar uma mentalidade de liderança fundamentada na integridade.

Em 2002, o sonho foi cumprido com a Ashesi University College e os primeiros 30 estudantes daquela que, hoje em dia, é considerada a instituição de ensino superior de referência no país.

"Decidi criar uma nova universidade no Gana não porque faltavam universidades no meu país, mas porque faltavam universidades a ensinar competências do século XXI. Havia muito ênfase na memorização, muito pouco no pensamento crítico e independente, ética ou colaboração. Decidi abrir uma universidade que poderia oferecer aos jovens ganeses e africanos a oportunidade da excelência e de se tornarem pessoas que resolvem problemas - os próximos líderes africanos", afirmou Awuah, citado no comunicado que anuncia a conquista do galardão.

O trabalho de Patrick Awuah na universidade de Ashesi, que alberga 900 estudantes nas áreas da engenharia, gestão, ciência dos computadores e gestão de sistemas de informação - mas sempre com as Humanidades presentes -, foi esta quarta-feira distinguido na Cimeira Mundial da Inovação na Educação, em Doha, no Qatar.

Jn.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário