O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que falar com a Coreia do Norte "não é solução", dando a entender que não é possível chegar uma solução diplomática para o conflito com o regime norte-coreano.
"Os Estados Unidos têm falado com a Coreia do Norte e pagado dinheiro de extorsão durante 25 anos. Falar não é solução!", escreveu Trump num 'tweet' ambíguo.
A Casa Branca não respondeu até ao momento a questões sobre este 'tweet' de Trump.
No passado, a Coreia do Norte suspendeu temporariamente as atividades nucleares quando os Estados Unidos e outros países aceitaram enviar ajuda alimentar e outros tipos de contrapartidas.
O comentário do presidente norte-americano surge dois dias depois de a Coreia do Norte ter lançado um míssil que sobrevoou o Japão e caiu no Oceano Pacífico, teste que foi condenado pela Coreia do Sul e pelo Japão, Rússia, Estados Unidos, União Europeia, Alemanha, França e Reino Unido, entre outros.
A afirmação de Trump segue um sentido diferente das recentes declarações do seu secretário de Estado, Rex Tillerson, que tem mostrado abertura para um diálogo com Pyongyang.
"Eles estão dispostos a limitar os seus atos provocatórios e talvez seja por aí o caminho para uma forma de diálogo num futuro próximo", disse o chefe da diplomacia norte-americana há uma semana.
Por Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.