sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Transportes/ Ministério lança livro sobre Prioridades e Estratégias do sector

(ANG) – O Ministério dos Transportes e Comunicações lançou hoje num dos Hotéis da Capital, o livro contendo “Prioridades e Estratégicas do Sector dos Transportes”.

De acordo com os responsaveis do sector, a iniciativa visa transformar as infraestruturas dos transportes em fundamentos para o desenvolvimento e motores de crescimento econômico identificados no quadro da visão Guiné-Bissau 2025. 

Discursando no acto, o Ministro dos Transportes e Comunicações disse que a associação do país ao processo de globalização é sublinhada pelos esforços de desenvolvimento de Infraestruturas de transportes, como meio de promoção da melhoria dos índices de desenvolvimento humano, integração regional e amizade e cooperação com outros países do mundo. 

Fidélis Forbs salientou que apesar das vantagens da sua situação geográfica, a Guiné-Bissau, representada pelo seu único porto, o de Bissau, não despõe, actualmente de condições ideais para fazer face a procura da cadeia logística que lhe é imposta, com repercussões negativas para a economia nacional. 

“Para que o país possa fazer parte da concorrência internacional com melhores preços dos seus produtos, deve apetrechar o seu porto com equipamentos modernos, fazer dragagem e renovar a balizagem e sinalização dos canais de acesso “, disse. 

O governante lembrou que, sendo um país formado de uma parte continental e outra insular, a Guiné-Bissau deve desenvolver o seu sistema de transportes marítimos e fluviais, por forma a tirar as ilhas do isolamento e promover o desenvolvimento harmonioso do estado. 

Fidélis Forbs disse ainda que as infraestruturas aeronáuticas e terrestres vão merecer também uma atenção especial para garantir as melhores condições de funcionalidade, segurança e conforto aos seus utentes, tendo recordado que cerca de 12 por cento do total das importações e exportações da Guiné-Bissau são feitas por via terrestre. 

ANG/MSC/JAM/SG


Also:

Transpores e Comunicações/ Garantida funcionamento de todos serviços do sector em 2017

(ANG) – O Ministro dos Transportes e Comunicações garantiu hoje que todas as instituições sob a sua tutela nomeadamente as empresas de comunicações Guinetel e Guine Telecom estarão operacionais a partir do próximo ano e a questão dos salários em atraso será ultrapassada definitivamente.

Fidélis Forbs deixou estas garantias no acto do lançamento do livro intitulado “Prioridades Estratégicas do Sector dos Transportes “ e mostrou-se preocupado com a situação difícil de funcionamento, devido a falta de recursos em alguns casos, frisando que noutros não se compreende como empresas que gozavam de enormes prestígios e de repente entraram em colapso. 

O estadista lembrou que a situação já arrasta ha vários anos e carecem de uma solução urgente, tendo garantido que estas situações serão ultrapassadas em 2017. 

Falando das realizações feitas durante 2016, Fidélis Forbs citou o acabamento das obras de pavimentação do parque de contentores e a instalação de básculas para o controlo de peso das entradas e saídas dos camiões no porto de Bissau, adoção de novo Código Aéreo, bem como a retoma dos voos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP), e a reabilitação do parque de estacionamento de aeronaves. 

“Num outro âmbito a Autoridade Reguladora Nacional (ARN),entregou a gestão do centro multimédia a Escola da Base Aérea e perspetiva-se a entrega de outros centros, bem como a continuidade da execução do projecto de informatização do Hospital Nacional Simão Mendes “ vincou. 


ANG/MSC/SG 

Sem comentários:

Enviar um comentário