Os milhares de soldados norte-coreanos que, segundo os serviços de inteligência dos EUA, chegaram à Rússia este mês para treino, geraram preocupação de que possam ser destacados para reforçar a linha de frente de Moscovo na Ucrânia.
A presença destas tropas também alarmou os EUA e os seus aliados, que receiam que a crescente coordenação entre países anti-Ocidente esteja a criar uma ameaça de segurança muito mais ampla e urgente – uma situação em que parcerias de conveniência evoluem para laços militares declarados.
Centenas de drones iranianos também fizeram parte do ataque de Moscovo à Ucrânia, e no mês passado os EUA disseram que Teerão enviou mísseis balísticos de curto alcance ao país em guerra.
Entretanto, a China foi acusada de abastecer a máquina de guerra russa com quantidades substanciais de bens de “uso duplo”, como microeletrónica e máquinas-ferramentas, que podem ser usados para fabricar armas. Na semana passada, os EUA penalizaram, pela primeira vez, duas empresas chinesas por fornecerem sistemas de armas completos. Todos os três países negaram estar a dar esse apoio.
Ao avaliar a cooperação emergente, um grupo apoiado pelo Congresso que avalia a estratégia de defesa dos EUA apelidou a Rússia, China, Irão e Coreia do Norte, este verão, de “eixo de parcerias malignas em crescimento”.
O receio é que uma animosidade partilhada contra os EUA esteja a levar esses países a trabalharem juntos – ampliando a ameaça que qualquer um deles isoladamente representa para Washington ou os seus aliados, não apenas numa região, mas talvez em várias partes do mundo ao mesmo tempo.
“Se (a Coreia do Norte) é co-beligerante, a sua intenção é participar nesta guerra em nome da Rússia. Isso é um problema muito, muito sério, e terá impacto não só na Europa — terá também impacto no Indo-Pacífico,” disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, na quarta-feira, na primeira confirmação dos EUA da presença de tropas norte-coreanas na Rússia.
'Impulsionados por uma estratégia de sobrevivência'
Décadas após o eixo de potências da Alemanha nazi, Itália fascista e Japão imperial, e a coligação anti-Ocidente estridente da era da Guerra Fria – e anos depois de George W. Bush apelidar os inimigos dos EUA, Irão, Iraque e Coreia do Norte de “eixo do mal” – há uma perceção de que um novo alinhamento perigoso está em ascensão, com a guerra de Putin como catalisador.
Esse alinhamento reuniria duas potências nucleares antigas, um estado que se acredita ter desenvolvido um arsenal de ogivas nucleares ilegais, a Coreia do Norte, e o Irão, que os EUA dizem ser capaz de montar uma arma nuclear em questão de semanas.
A parceria militar da Coreia do Norte com a Rússia agora liga o conflito quente e exaustivo na Europa a um período especialmente tenso no conflito frio na Península Coreana, já que o líder norte-coreano Kim Jong Un elevou as suas ameaças ao Sul, com o qual permanece tecnicamente em guerra.
Após a descoberta da presença norte-coreana na Rússia, a Coreia do Sul afirmou que poderia considerar fornecer armas à Ucrânia, onde o aliado dos EUA ainda não forneceu armas diretamente.
Para a Coreia do Norte, onde o líder Kim Jong-Un apelou ao aumento do programa nuclear ilícito do país, há pouco a perder em enviar o que se acredita serem milhões de munições de artilharia, mísseis balísticos de curto alcance e, mais recentemente, tropas para a Rússia.
Em troca, a isolada e economicamente fragilizada Pyongyang provavelmente recebeu alimentos e outros bens essenciais – e possivelmente apoio para desenvolver a sua capacidade espacial, o que também poderia ajudar o seu programa de mísseis sancionado.
A importância da guerra de drones na Ucrânia também levou a Rússia a procurar o Irão para aquisição – aprofundando uma aliança de segurança que remonta a 2015 e à guerra na Síria, quando ambos apoiaram o regime de Bashar al-Assad.
Para Teerão – sobrecarregado por sanções pesadas do Ocidente e envolvido no crescente conflito no Médio Oriente com Israel, apoiado pelos EUA – fornecer armas à Rússia pode potencialmente impulsionar o seu setor de defesa, enquanto os laços com Pequim e Moscovo lhe dão cobertura diplomática.
O líder chinês Xi Jinping, que declarou uma parceria “sem limites” com Putin semanas antes da invasão, afirmou neutralidade no conflito e tem evitado que empresas chinesas forneçam ajuda letal direta.
No entanto, a China tem preenchido lacunas na procura russa por outros bens, incluindo produtos que os EUA e outros consideram de uso duplo, e beneficiado da energia russa com desconto. Pequim defende o seu “comércio normal” com a Rússia. A China também continuou a expandir exercícios militares conjuntos e laços diplomáticos com um país que considera um parceiro-chave na luta contra o Ocidente em fóruns internacionais.
Mas mesmo que estes quatro países tenham as suas próprias motivações para cooperar uns com os outros individualmente, especialmente no contexto da guerra da Rússia, há limites claros em qualquer coordenação mais ampla, confiança mútua e até mesmo interesse em trabalharem juntos – pelo menos por agora, dizem os observadores.
“Estas são relações bilaterais impulsionadas pela estratégia de sobrevivência de cada país, pelo menu geopolítico do dia ou da década e pela crise com que estão a lidar,” disse Alex Gabuev, diretor do Carnegie Russia Eurasia Center em Berlim.
“São regimes autoritários … e todos veem os EUA como um adversário comum. Esse é o laço que os mantém juntos, mas se podemos falar de um grau de coordenação (entre os quatro) … acho que estamos muito longe disso,” disse ele.
Isso coloca a questão premente de saber se esses alinhamentos atuais podem perdurar para além da guerra na Ucrânia e evoluir para uma coordenação plena entre as quatro nações.
O fator China
Um fator chave para o desenvolvimento de qualquer alinhamento adicional é a China, dizem os observadores – de longe o jogador mais poderoso do grupo, o principal parceiro comercial da Rússia, Coreia do Norte e Irão, e o país visto pelos EUA como o seu principal adversário.
À medida que as divisões com Washington se aprofundaram, Pequim intensificou os esforços para desafiar a liderança global dos EUA e moldar uma ordem internacional que favoreça a China e outras autocracias.
O papel da Rússia nesse esforço foi evidente esta semana na sua cidade de Kazan, onde Xi e Putin destacaram o compromisso com a construção de um mundo “mais justo” à margem de uma cimeira do grupo BRICS, cuja adesão trabalharam para expandir este ano.
Os dois países trouxeram o Irão para esse círculo diplomático e também em grande parte apoiaram Teerão no conflito no Médio Oriente, onde os seus representantes estão a lutar contra Israel. A China, a Rússia e o Irão realizaram quatro exercícios navais conjuntos desde 2019, e a China é, de longe, o maior comprador de energia do Irão.
Ao mesmo tempo, o Irão, fortemente sancionado, deixou de ser o “estado favorito para a política do Médio Oriente da China” à medida que Pequim constrói relações com os países mais ricos do Golfo, segundo Jean-Loup Samaan, investigador no Instituto do Médio Oriente da Universidade Nacional de Singapura.
Pequim também gere cuidadosamente a sua relação com a Coreia do Norte – que depende quase inteiramente da China economicamente e diplomaticamente. Os líderes chineses são amplamente vistos como cautelosos com o crescente alinhamento Kim-Putin e com o potencial de uma Coreia do Norte fortalecida causar problemas e atrair mais atenção dos EUA para a região.
Questionado sobre o movimento das tropas norte-coreanas para a Rússia, o Ministério dos Negócios Estrangeiros da China disse quinta-feira que “não tem informações sobre isso.”
Embora pratique o seu próprio comportamento agressivo no Mar do Sul da China e em relação a Taiwan, a ilha democrática que Pequim reclama, a China pode não querer parecer apoiar abertamente essas parcerias e prejudicar os esforços para se apresentar como um líder global responsável.
“Rússia, Coreia do Norte, Irão é o tipo de grupo com o qual a China menos se quer associar abertamente,” disse Tong Zhao, investigador na Carnegie Endowment for International Peace.
A China tem sido “desesperada para esclarecer que não é uma aliança trilateral com a Rússia e a Coreia do Norte,” e também “tem mais opções do que esses países … e prefere trabalhar com um número maior de países” para competir com o Ocidente, disse ele.
‘Um risco real’
Um barco militar iraniano patrulha antes do início de um exercício naval conjunto do Irão, Rússia e China no Oceano Índico, em maio. Exército iraniano via AP |
Visto do Ocidente, no entanto, a recusa da China em cortar as linhas económicas para uma Coreia do Norte que desafia as sanções da ONU e para uma Rússia que ameaçou o uso de armas nucleares na Ucrânia é frequentemente vista como um apoio aberto a esses regimes.
Em julho, a Comissão da Estratégia de Defesa Nacional, um grupo independente encarregado pelo Congresso de avaliar a estratégia de defesa dos EUA, disse que a parceria da China e da Rússia “se aprofundou e ampliou” para incluir uma parceria militar e económica com o Irão e a Coreia do Norte.
“Este novo alinhamento de nações contrárias aos interesses dos EUA cria um risco real, senão uma probabilidade, de que um conflito em qualquer lugar possa tornar-se numa guerra multi-teatro ou global,” afirmou.
A China insistiu repetidamente que a sua relação com a Rússia é de “não aliança, não confrontação e não direcionada contra terceiros.”
A NATO também, nos últimos anos, tem intensificado as relações com aliados e parceiros dos EUA na região da Ásia-Pacífico, com uma reunião de ministros da Defesa na semana passada, pela primeira vez com a presença da Austrália, Japão, Nova Zelândia e Coreia do Sul.
A curto prazo, as parcerias de armas da Rússia também abrem a porta para que o Irão e a Coreia do Norte possam potencialmente obter e produzir as tecnologias de armas sensíveis de Moscovo e até mesmo enviá-las para todo o mundo, de acordo com Zhao, da Carnegie.
A dinâmica atual também aumenta o risco de que futuros conflitos – incluindo um em que a China esteja no centro e não a Rússia – vejam uma coordenação entre os quatro, segundo alguns analistas.
Por exemplo, num possível conflito no Mar do Sul da China ou em relação a Taiwan, há debate sobre se Pequim gostaria que a Coreia do Norte ou a Rússia desempenhassem um papel em criar uma distração no Norte da Ásia.
Mas alguns especialistas também alertam contra a ideia de que esse “eixo” ou tal futuro seja uma conclusão precipitada – já que esses relacionamentos permanecem oportunistas, em vez de baseados numa profunda aliança ideológica ou confiança.
Por um lado, é possível que se possa incentivar “um comportamento mais moderado” por parte da China, o que poderia reduzir esse potencial, segundo Sydney Seiler, conselheiro sénior no Center for Strategic and International Studies em Washington.
Mas, como os aspetos parecem hoje – “o risco é suficientemente presente” para que os EUA possam enfrentar um futuro em que a conflagração envolva vários desses países, disse