Por Noticiasaominuto.com
Morreu esta sexta-feira aos 71 anos Catherine O'Hara, a mãe de Kevin em "Sozinho em Casa”. As causas da morte não foram adiantadas, mas era conhecida uma condição rara que afetava a atriz, Situs inversus. Trata-se de uma condição congénita rara em que vários órgãos aparecem espelhados no corpo, do lado oposto ao que seria dito normal.
“Sim, eu sou uma aberração”, disse numa entrevista em 2021 quando revelou como tinha descoberto esta condição. Tal como acontece em muitos casos do género, é uma patologia que muitas vezes não é detetada e o diagnóstico acaba por ser algo por acaso.
O que é Situs inversus?
De acordo com a Cleveland Clinic, a Situs inversus ocorre numa em cada 10 mil pessoas e é mais comum em homens. A atriz revelou na entrevista que foi diagnosticada após um conjunto de exames de rotina, onde se incluiu um eletrocardiograma e um raio-x.
No caso de Catherine O'Hara era conhecido que tinha inversão cardíaca, ou dextrocardia com situs inversus. O coração, bem como outros órgãos da atriz, estavam do lado oposto, numa imagens espelhada do que acontece com a maioria das pessoas.
“O situs inversus pode desenvolver-se isoladamente, mas geralmente está associado a outros defeitos ou problemas. Pessoas com situs inversus podem levar uma vida normal”, explica a Cleveland Clinic. Explicam que neste situação os órgãos desenvolvem-se numa formação direita-esquerda e não esquerda-direita.
Explicam que existem dois tipos de situs inversus: dextrocardia e a levocardia. No caso da dextrocardia “ocorre quando a ponta do coração aponta para o lado direito do tórax e quando existem outros órgãos invertidos”. Já no caso da levocardia acontece “quando o ápice do coração está apontando para o lado esquerdo do tórax, como em uma cardiopatia congénita normal, mas os demais órgãos estão invertidos”.
Apontam que mais de 100 genes estão associados a esta condição rara. Os progenitores têm de transmitir o gene para que os filhos herdem esta condição. Pode também ocorrer devido à diabetes da mãe, ao fumo do tabaco durante a gravidez e também devido ao histórico familiar de anomalias não cardíacas.
Quais são os sintomas
“É possível que não desenvolva nenhum sintoma com situs inversus. Embora os seus órgãos estejam invertidos, geralmente ainda são funcionais. Portanto, não notaria nenhum sinal ou complicação.” Em alguns casos, podem ocorrer problemas cardíacos, bronquite crónica e sinusite.
“O seu profissional de saúde pode descobrir a situs inversus enquanto estiver a ser tratado por outro motivo. Podem notar a condição ao auscultarem os seus batimentos cardíacos. Numa pessoa com anatomia normal, os batimentos cardíacos geralmente são mais fortes no lado esquerdo do tórax, na região mais baixa do coração. Se tem situs inversus, o seu coração aponta para a direita e os batimentos serão mais fortes desse lado.”

Sem comentários:
Enviar um comentário