quinta-feira, 26 de junho de 2025

BALANÇO PROVISÓRIO DA CAMPANHA DE CAJU 2025, APONTA PARA 208 MIL TONELADAS ESTOCADAS EM BISSAU PARA EXPORTAÇÃO

 Rádio Sol Mansi  26 06 2025

O balanço provisório da presente campanha de comercialização e exportação da castanha de caju 2025, aponta para duzentas e oito mil toneladas escoadas até a data presente para os armazéns de Bissau e arredores, a aguardar a sua exportação.

Estes dados foram anunciados esta quinta-feira, em Bissau, pelo director-geral do Comércio Interno, Abulai Mané, numa conferência de imprensa, na qual se fez acompanhar do diretor-geral do Comércio Externo, Lassana Fati, onde procederam ao balanço do desenrolar da campanha do maior produto agrícola de exportação guineense.

O responsável informa ainda, que já foram declaradas 70 mil toneladas das quais 40 mil já foram exportadas.

Relativamente à questão do preço junto ao produtor, Abulai Mané diz que a tendência se posiciona para queda, mas não abaixo do fixado pelo governo que é 410 francos cfa, por cada quilograma.

Sobre a tentativa da fuga de castanha nas linhas fronteiriças com os países vizinhos, nomeadamente Senegal e a República da Guiné, Abulai Mané, anunciou que foram apreendidas cerca de 51 toneladas de castanha de caju.

Segundo os responsáveis, com estes dados provisórios, o país já ultrapassa de longe a previsão da campanha de comercialização e exportação da castanha de caju do ano passado, onde a quantidade exportada era de 170 mil toneladas.

Sem comentários:

Enviar um comentário