quarta-feira, 23 de abril de 2025

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) criticou hoje a campanha da TAP que permite comprar passagens aéreas em três prestações sem juros, dizendo que cria "distorções de mercado".

Por LUSA 

 Agências de viagens acusam TAP de criar "distorções de mercado"

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) criticou hoje a campanha da TAP que permite comprar passagens aéreas em três prestações sem juros, dizendo que cria "distorções de mercado".

"Uma vez mais, a TAP preferiu criar distorções de mercado, impedindo a liberdade de escolha do consumidor, diminuindo as opções do cliente final quanto à entidade emissora, aquando da compra de um bilhete de avião", refere a associação em comunicado hoje divulgado.

No documento, as agências de viagens dizem estar surpreendidas por esta opção "apenas ser aceite na venda direta", não lhes sendo permitido o mesmo tipo de modalidade de compra.

A APAVT lamenta não ter sido informada desta decisão que, no seu entender, representa uma "óbvia opção estratégica de afastamento e até mesmo de conflito" com as agências de viagens.

A TAP anunciou, na semana passada, a possibilidade de comprar passagens através de um sistema de três prestações sem juros -- 'buy now, pay later', através da rede da Klarna.

As agências de viagens, que não podem atualmente recorrer a este tipo de pagamento, recordam que a adoção da medida "vem num momento em que as companhias aéreas impuseram" uma redução de 10 dias nos tempos médios de pagamento.

Citado no documento, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, criticou a TAP por preferir "traçar um caminho de confrontação e de exclusão, afastando o seu melhor cliente, as agências de viagens".

"Não creio que esta atitude beneficie alguém, no final vamos ficar todos pior", vaticinou, no comunicado em que a associação setorial refere que manterá a atitude construtiva, bem como a exigência de igualdade de tratamento.

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