© Cem Ozdel / Getty Image
Notícias ao Minuto 04/04/24
O novo presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, tomou posse na terça-feira, 2 de abril, em Dacar, na presença das suas duas mulheres, sendo aplaudido de pé pela multidão que assistia ao momento.
Tal como um terço das pessoas casadas deste país africano, o chefe de Estado senegalês é adepto da poligamia.
Bassirou é casado com Marie Khone há 15 anos, com quem tem quatro filhos, e com Absa, há cerca de um ano. Perante isto, o Senegal tem agora duas primeiras-damas.
Realça a France Presse que, ao tomar posse acompanhado pelas suas duas mulheres, Bassirou “acenou” aos muçulmanos do país, que são a maioria no Senegal. A poligamia é uma prática tradicional entre os muçulmanos senegaleses, especialmente em zonas rurais.
A poligamia do presidente do Senegal foi intensamente debatida na comunicação social e redes sociais. Contudo, Bassirou sempre se mostrou confortável e até "orgulhoso" da sua situação conjugal.
O Islão permite que os homens tenham até quatro esposas, desde que tenham recursos para as sustentar e passem igual tempo com cada uma delas.
Recorde-se que, apesar fazer parte da cultura de alguns povos, nem todos concordam com esta prática. Muitas mulheres no Senegal, por exemplo, já se demonstraram contra e um relatório do Comité dos Direitos Humanos da ONU já declarou que esta tradição contribuiu para a discriminação contra as mulheres.
Leia Também: Bassirou Diomaye Faye tomou posse como quinto Presidente do Senegal
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.