terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Comunicado de Imprensa Conjunto: JAPÃO E PAM FORNECEM REFEIÇÕES AOS ALUNOS DA GUINÉ-BISSAU PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS LETIVOS

JAPÃO E PAM FORNECEM REFEIÇÕES AOS ALUNOS DA GUINÉ-BISSAU PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS LETIVOS

BISSAU - O Programa Alimentar Mundial (PAM) das Nações Unidas e o Governo do Japão assinaram hoje um novo acordo de parceria para fornecer refeições escolares a 200.000 crianças em 850 escolas durante os próximos dois anos letivos.

A contribuição, estimada no valor de 200 milhões de ienes (quase US$ 1,27 milhão de dólares), permitirá ao PAM comprar 101 toneladas de peixe enlatado e 546 toneladas de arroz provenientes do Japão.

“A cooperação contínua do Governo do Japão, aliada ao compromisso do Programa Alimentar Mundial na implementação do programa de cantinas escolares, está a ter um impacto tangível na vida dos nossos alunos, garantindo que as crianças sejam nutridas e estejam prontas para aprender”, disse Herry Mané, Ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica. “Hoje, expressamos a nossa gratidão ao Governo do Japão e ao Programa Alimentar Mundial por este novo acordo, que reforça o seu compromisso inabalável de apoiar a nutrição e a educação das nossas crianças”.

Na Guiné-Bissau, o PAM fornece refeições nutritivas a crianças do 1º ao 6º ano em 850 escolas, o que representa 50 por cento das escolas primárias do país. As refeições escolares do PAM são preparadas com alimentos importados e de origem local, provenientes de pequenos agricultores. Em 2023, o PAM estabeleceu uma parceria com 12 cooperativas agrícolas locais, adquirindo 773 toneladas de feijão e arroz para abastecer as cantinas escolares.

“O objetivo deste financiamento é apoiar os esforços do Governo da Guiné-Bissau, através do Programa Alimentar Mundial, para garantir a segurança alimentar em todo o país e, assim, ajudar a fortalecer as bases do desenvolvimento económico e social do país”, assegurou Izawa Osamu, Embaixador do Japão na Guiné-Bissau.

Tendo a Guiné-Bissau aderido à Coligação para Alimentação Escolar em 2024, o PAM está a apoiar o Ministério da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica no desenvolvimento do compromisso nacional da Guiné-Bissau, centrado num programa nacional de refeições escolares a longo prazo que abrange todas as escolas primárias do país e garante a sustentabilidade e o financiamento através do orçamento geral do estado.

“Estamos a trabalhar com o Ministério da Educação para uma cobertura total do programa de cantinas escolares em todas as escolas primárias do país”, disse Claude Kakule, Representante e Diretor de País do PAM na Guiné-Bissau“. As contribuições de parceiros como o Japão são vitais para ajudar a promover a educação, apoiar o bem-estar das crianças, alimentando as suas mentes e corpos.”

O programa nacional de cantinas escolares tem sido fundamental para a matrícula e retenção no ensino básico, particularmente para as meninas e crianças com deficiência na Guiné-Bissau, sendo o Governo do Japão um dos principais apoiantes das operações do PAM na Guiné-Bissau, fornecendo financiamento vital para apoiar este programa.

#                 #                   #

O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo, salvando vidas em situações de emergência e usando a assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade para as pessoas que estão a recuperar de conflitos, catástrofes e do impacto das alterações climáticas.

Siga-nos no Twitter @wfp_media

Para mais informações, contactar:

Amado Uri Djaló, Ministério da Educação/Guiné-Bissau, E-mail uridjalo@hotmail.com, Tlm.  +245 96    

Charlotte Alves, PAM/Guiné-Bissau, E-mail charlotte.alves@wfp.org, Tlm. +245 95 546 22 27

Dara Fernandes, Embaixada do Japão em Dacar, E-mail dara.fernandes-k.s.l@dk.mofa.go.jp, Tlm.  +221 338 495 500/338 495 530

Isabel Nunes Correia

Communication Associate
World Food Programme, Guinea-Bissau Country Office
Praça Titina Sila CP 622  Bissau (Guiné-Bissau)
T +245 95 5341657/+245 96 6123076
isabel.nunescorreia@wfp.org

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.